2015/04/15

Samsung tem 200 pessoas a trabalhar em ecrãs para a Apple


Eternos e ferozes rivais, Samsung e Apple acabam também por depender um do outro - e parece que essa dependência está a obrigar a que se dêem melhor. A Apple continua a necessitar da Samsung para o fornecimento de componentes; a Samsung "precisa" da Apple como cliente que compra centenas de milhões de chips e também ecrãs. E não parece haver dúvidas de que esta relação é para continuar.

A Samsung tem agora uma equipa de 200 pessoas a trabalhar exclusivamente na criação de ecrãs para a Apple, numa secção integrada na sua divisão de "displays", e que trabalha de forma independente de modo a que todas as informações sobre a Apple fiquem exclusivamente dentro deste grupo.

É uma medida que faz reacender os rumores de que as próximas gerações de iPhones e iPads possam finalmente dar o salto para os ecrãs OLED, que agora já contam com tecnologia amadurecida e que tem demonstrado as suas mais valias. Isto possibilitaria reduzir ainda mais a sua espessura (ou permitir o uso de baterias maiores), para além de aumentar a qualidade da imagem. A possibilidade de criar ecrãs curvos também seria de interesse, especialmente para produtos como o Apple Watch.

Mesmo considerando que a Samsung gostaria de manter estes seus ecrãs exclusivos para os seus equipamentos, é fácil perceber o atractivo de um cliente que queira comprar centenas de milhões deles... sendo também uma excelente forma de ganhar dinheiro à custa do sucesso da concorrência (para além de que, se não forem eles a fazê-lo, significa que a encomenda desses componentes irá parar a um fabricante concorrente.)

É o que em inglês se costuma traduzir por "it's complicated"... :)

2 comentários:

  1. Bem visto Carlos. Há de facto uma dependência e o negócio impera sobre o orgulho.

    ResponderEliminar
  2. Bem visto Carlos. Há de facto uma dependência e o negócio impera sobre o orgulho.

    ResponderEliminar