2015/04/01

SPA reconsidera e retira apoio à Lei da Cópia Privada


Este início de Abril está cheio de notícias surpreendentes e que enchem os portugueses de esperança. Na sequência do chumbo de Cavaco Silva, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) já divulgou publicamente a sua reacção... de que irá também retirar o seu apoio à lei da cópia privada no seu actual formato.

Parece ter sido necessária um chumbo de um jovem de 75 anos (o nosso Presidente) para que a SPA parasse para pensar no rumo que as coisas estavam a tomar, embora não seja ainda claro quais serão as suas reais intenções. Conhecendo-se as "peças", o mais provável é que estejam interessados em aumentar ainda mais o valor da taxa... ou mais certamente precaver-se quanto à crescente importância do streaming. Afinal... melhor do que taxar os gigabytes de memória digital será taxar todo e cada byte de dados descarregado da internet - novamente, mesmo que nenhum desses bytes diga qualquer respeito a conteúdos sujeitos a direitos de autor (ou que, caso ainda mais caricato, pelos quais já se esteja a pagar.)

Teremos que esperar por mais desenvolvimentos e esclarecimentos, mas por agora podemos começar este primeiro dia de Abril com um sorriso nos lábios, conscientes de que afinal aqueles que se dizem defender os interesses dos Autores também são pessoas comuns, com bom senso, e que reconhecem que a defesa dos autores - que tanto apreciamos - não pode ser feito à custa do roubo, puro e duro, de todos os portugueses.

É que mesmo com tudo aquilo a que vamos assistindo no país dia após dia, importa relembrar que na sua grande maioria, os portugueses ainda são pessoas honestas e sensatas e que sabem tratar bem aqueles que merecem e que também retribuem na mesma moeda. Já pelo contrário... comecem a tratá-los como ladrões e sem surpresas terão também uma resposta reciprocamente proporcional.


Actualização: obviamente, esta foi a nossa notícia "falsa" do 1 de Abril, e a resposta oficial da SPA acaba por ser exactamente a oposta, como seria de prever.

14 comentários:

  1. Bem... é esta a noticia a mentirinha do 1 de abril ? :)
    A SPA a voltar atrás e a desistir da sua ganância... hummm... não me parece...

    ResponderEliminar
  2. Nah.. april fools day.. :)

    ResponderEliminar
  3. Hahahah, bem tirada essa ;)

    ResponderEliminar
  4. Penso que é verdade. noticia saio ontem no sapotek. http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/presidente_da_republica_veta_lei_da_copia_pri_1436175.html

    ResponderEliminar
  5. Bela noticia de 1 de Abril.
    Devem estar a espumar-se lá nos gabinetes da SPA.

    ResponderEliminar
  6. Quando perceberem que o "povo" não se importa de pagar, um valor justo (e adaptado à realidade dos nossos salários!) para ter acesso a conteúdos - música, filmes, séries, etc, irão perceber que só têm a ganhar. Claro que não serão milhões para cada um, mas sim se calhar centenas de milhar para muitos autores. Temos todos que nos adaptar aos rendimentos disponíveis... :)

    ResponderEliminar
  7. nem gosto de ver as notícias neste dia eu......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dado que foi publicada ainda ontem
      http://observador.pt/2015/03/31/cavaco-veta-lei-da-copia-privada/

      Diria que é fidedigna :)

      Eliminar
  8. http://www.spautores.pt/comunicacao/noticias/spa-condena-veto-do-pr-a-lei-da-copia-privada-e-vai-lutar-pelo-que-e-justo-para-os-autores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte do "justo para os autores" deve ser a piada do 1º de Abril.

      Eliminar
  9. E eu que acreditei... Não se faz sr. Carlos! :-D

    ResponderEliminar
  10. E eu que acreditei... Não se faz sr. Carlos! :-D

    ResponderEliminar