2015/05/23

Ajuda a fazer História com a Light Sail de Bill Nye


A proposta de criar naves que possam velejar pelo espaço não é nova, mas agora chegou a altura de poderem fazer parte da História, contribuindo para este projecto que quer mostrar a validade das velas solares (light sails) como forma de propulsão espacial.

Este projecto Light Sail que chega ao Kickstarter é proposto por Bill Nye, CEO da Planetary Society, e felizmente já superou largamente o seu objectivo inicial de 200 mil dólares, estando agora a caminho do 1 milhão de dólares.

Se estão a pensar que é idiotice usar uma vela no espaço, pois não há "vento" no vácuo, é precisamente por isso que esta vela não irá ser empurrada pelo vento do ar, mas sim pelo vento solar - ou seja, aproveitar a diminuta quantidade de energia que é gerada pelo impacto dos fotões na sua superfície. Embora essa energia seja diminuta, tem a vantagem de ocorrer de forma contínua e cumulativa segundo após segundo (e no espaço não temos que nos preocupar com ser de dia ou de noite. )

É uma forma simples e eficaz de, daqui por muitos anos, quando eventualmente as velas solares forem usadas de forma rotineira, poderem dizer aos vossos filhos e netos: "eu ajudei a demonstrar que as light sails eram viáveis". :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)