2015/05/30

Android M tem apps em modo de janela, backups de apps e mais


O Android M ainda está em fase de desenvolvimento e muito poderá mudar até ao seu lançamento, mas a cada dia vão-se descobrindo novos detalhes sobre o que esta nova versão trará aos smartphones e tablets; coisas como suporte para apps lado a lado, backups e de apps, e mais.

Comecemos pelas opções de storage e backup de dados. Embora o Google se tenha afastado dos cartões de memória, o Android M vem preparado para lidar com armazenamento externo (cartões de memória, pens e discos USB, etc.) permitindo lá colocar não só as app como os próprios dados. Abrem-se assim as portas a que dispositivos como mini-PCs Android possam instalar jogos de "gigabytes" em discos externos, por exemplo, para além de voltar a reanimar o interesse numa gestão melhorada dos cartões de memória em smartphones e tablets.

A par disto, temos também o backup automático das apps e dos dados, que é feito diariamente quando se têm o equipamento a carregar e com acesso a rede WiFi. Uma funcionalidade que permitirá finalmente dizer adeus às apps de backups... desde que os nossos dados na app não ultrapassem os 25MB (pelo menos durante esta fase de preview do Android M).

Para as notificações que "espreitam" no topo do ecrã, no Android M passamos a ter a opção para as activar/desactivar independentemente para cada app (de forma idêntica à que existe no iOS.) E também "copiado" do iOS, chega a funcionalidade de permitir que números que nos tentem telefonar repetidamente possam ultrapassar o modo "do not disturb". Isto acompanhado por uma muito maior versatilidade deste modo, que passa a poder ter um agendamento complexo, para diferentes horas e dias da semana, ao nosso gosto (vai-me poupar uns scripts no Tasker. :)

E ainda em modo um pouco "verde", temos também a possibilidade de correr múltiplas apps lado a lado... o que não deixa de nos fazer pensar que estes sistemas operativos mobile se vão aproximando cada vez mais... do que se tem nos desktops.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)