2015/05/03

Avião eléctrico da NASA já passou do voo vertical para horizontal


Lembram-se do GL-10 da NASA, o estranho avião eléctrico da NASA com 10 motores e hélices, e que tinha a capacidade para girar as asas e levantar voo verticalmente? Os testes continuam a bom ritmo, e agora superou mais um marco importante: demonstrar que conseguia passar de voo vertical para horizontal.

Da última vez que o vimos, o GL-10 ainda estava em testes ligado a um cabo de segurança para evitar a sua destruição caso alguma coisa falhasse. Desde então, o avanço parece ter sido significativo, pois a NASA já o libertou "da trela", e o GL-10 demonstra agora conseguir dar um dos passo mais críticos, a transição do voo vertical para o voo horizontal.

Embora este não seja a primeira aeronave a usar este tipo de sistema (referência para o Bell Boeing V-22 Osprey) esta transição sempre representou um dos momentos mais críticos e perigosos, e que por vezes acabava mesmo em acidentes.

Felizmente para o GL-10, tudo correu como devia como se pode ver no seguinte vídeo. E embora ainda se trate de um modelo à escala a NASA espera conseguir demonstrar a sua mais valia relativamente aos helicópteros - especialmente a nível da eficiência em voo horizontal. (E se ficarem intrigados pelo aspecto que as hélices têm no vídeo... é um fenómeno criado pelo rolling shutter das câmaras.)


3 comentários: