2015/05/29

Calendário do Google vai deixar de enviar alertas por SMS

Más notícias para todos os que recorriam aos avisos por SMS para os eventos no Google Calendar: o Google vai deixar de suportar as notificações por SMS a partir de 27 de Junho de 2015.

O Google Calendar é utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo para gerirem e planearem as suas actividades, e onde facilmente podem adicionar todo o tipo de eventos externos (como por exemplo, o nosso calendário de eventos tecnológicos em Portugal). E uma funcionalidade bem simpática que tinha/tem era a possibilidade de enviar as notificações por SMS.

No entanto, o Google vai deixar de suportar o envio destas notificações por SMS no Google Calendar, explicando que esta funcionalidade deixa de fazer sentido num mundo onde os smartphones dominam o mercado e têm acesso aos sistemas de notificações mais avançados, direccionando os utilizadores para a instalação da app do Google Calendar para Android e iOS. Será uma explicação que pode fazer algum sentido... mas que não deixará de complicar a vida a todos os que ainda optam por não usar dados mobile, ou que simplesmente preferem continuar a usar "telemóveis burros", e que ainda assim poderiam receber as mensagens referentes aos eventos nos seus calendários.


Têm cerca de um mês para se despedirem destas notificações por SMS, e arranjarem forma de viver sem elas (caso as usassem). Ter também em conta que esta alteração não afectará os clientes do Google Drive for Work, Google Apps for Work (edição paga), Google Apps for Education e Google Apps for Government.

2 comentários: