2015/05/14

Google Chrome sem "engasgos" em vídeos Ultra HD a 60fps


As resoluções não param de aumentar, e com isso chegamos também ao ponto de ver os nossos computadores a "fumegar" para suportarem vídeos Ultra HD 4K a 60fps. Agora, o Google dá esperança a quem usar o Chrome, com um novo descodificador de vídeo.

Como se pode imaginar, descodificar e exibir vídeo 4K a 60fps não é tarefa fácil, mas estão prometidas melhorias para breve. Por agora disponível na versão experimental do Chrome, está uma nova flag - chrome://flags/#enable-new-video-renderer - que activa este novo sistema de vídeo que promete fazer alguns pequenos milagres na reprodução de vídeos mais "pesados".

Com este novo sistema, a equipa de desenvolvimento diz que computadores que anteriormente batalhassem constantemente para apresentar vídeos 4K / 60fps, com pausas e soluços, poderão agora ser capazes de os ver de forma fluida e sem sobressaltos.

... Não sendo detectados problemas, é de esperar que rapidamente este melhoramento chegue também à versão pública do Chrome.


7 comentários:

  1. Eu diria antes que é raro o laptop com 2/3 anos que roda videos 4k a 30fps sem soluços quantos mais a 60fps

    ResponderEliminar
  2. Se tiveres um latptop com GPU dedicado não terás problemas nessa vertente para vídeo.
    Para mim o principal prblema para ver vídeos a essas resolução no Youtube é a largura de banda da Internet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu desktop que já tem uns anos, mas que está equipado com uma ATI R9 (diz na caixa que suporta 4K), engasga-se todo a reproduzir 4K, seja no chrome, no kodi, media player...
      Mas o engraçado é que corre jogos na resolução UHD sem problemas.

      Eliminar
    2. Nesse caso, o que está a descodificar o vídeo deve ser o processador e não a placa gráfica.

      Eliminar
  3. Eu tenho um core i3-4330 (3.5Ghz) com Ubuntu 15.04 (usa os drivers opensource da intel que vêm no Ubuntu) e board Asus mas alguns videos 4K30p com bitrates baixos no youtube o Chrome beta ainda toca bem mas outros engasga-se mas há uns tempos para cá quando meto em Full-screen começou a pendurar aleatoriamente com a luz do disco acesa como se estivesse a usar swap e fica tudo 1 milhão de vezes mais lento que até o rato mexe a 0,1FPS e para sair do modo Full-screen é desesperante... como tem 8GB de RAM já desliguei por completo o swap mas não resolveu :(
    acho que só acontece nos videos 4k e deve ser um bug qq no driver grafico quando está a usar aceleração por hardware mas ainda não percebi bem o q e já vem desde o Ubuntu 14.10 (não percebo como é que um bug tão grave num hardware tão generalista existe por tanto tempo)

    ResponderEliminar
  4. Não sei se estou a fazer alguma coisa mal mas o video que está neste post corre perfeitamente em 4K no meu macbook pro 13" de 2012...

    ResponderEliminar
  5. Atenção que o codec usado faz toda a diferença. Temos uma probabilidade muito maior de correr um video 4K codificado em h.264 do que em h.265 no mesmo equipamento A vantagem de usar o mais recente, é que foi desenvolvido especificamente para UHD, permitindo uma melhor qualidade com menor bitrate. Infelizmente, não é para todos os equipamentos. ;)

    ResponderEliminar