2015/05/28

Google reforça aposta na Realidade Virtual e permite levar as turmas "até à lua"


Todos sabemos que a realidade virtual vai permitir todo um novo horizonte de possibilidades, e a aposta do Google é fazer com que isso esteja acessível a todos. Neste Google IO 2015 o Google apresenta-nos um novos óculos VR de cartão, e novos projectos para dele se poder tirar partido.

Enquanto outras empresas (como o Facebook/Oculus VR) têm perseguido o caminho dos óculos VR de alta-qualidade, o Google aposta no factor económico, baixando o custo de acesso a este tipo de experiências, mesmo que não fiquem à altura da que os equipamentos dedicados permitam.

Este ano, temos direito a um novo Google Cardboard, os populares óculos de cartão, que agora acomodam smartphones até 6" (teria que ser, por causa do Nexus 6), têm um botão que funciona com todos os smartphones, e são bastante mais fáceis de montar (3 passos em vez de uma dúzia!)


Mas para que servem estes óculos? O Google mostra-nos um exemplo prático, com o seu "Expeditions". Experiências de realidade virtual que nos permitem visitar locais espalhados por todo o mundo (ou até fora dele), e que se tornam de particular interesse para as escolas. Um professor pode levar a sua turma numa visita ao fundo do mar, ou a uma cidade do outro lado do mundo, sem ter que sair da sala de aula.



A outra parte da equação é o JUMP, o sistema de captura de imagens em "realidade virtual". Trata-se de um sistema que utiliza 16 câmaras (o Google vais disponibilizar o design como open-source, para quem quiser criar os seus próprios sistemas) e que permite captar imagens que permitem recriar a sensação de se lá estar.

O Google faz um processamento de imagem avançado usando as imagens originais, que permite recriar a cena em 3D (de forma algo idêntica à utilizada pela Lytro nas suas câmaras lightfield), e criar a tal experiência realista - em vez de ser apenas um vídeo "plano" a 360º. Estes vídeos "JUMP" poderão ser vistos no YouTube lá mais para o Verão, mas de momento o leitor do YouTube apenas permite ver os vídeos em modo 2D panorâmico.


... Facilmente se pode imaginar como será inspirador para as crianças em idade escolar poder dar um salto a qualquer ponto do planeta, como se lá estivessem! Há que aproveitar a tecnologia para lhes expandir os horizontes... e ainda bem que temos isto a acontecer hoje mesmo. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)