2015/05/27

iOS9 faz referência a iPhones e iPads com Force Touch


Já seria de imaginar que o Force Touch estreado no Apple Watch e nos novos MacBooks passaria a fazer parte também dos próximos iPhones e iPads; e agora isso ganha ainda mais credibilidade com a notícia de que o próximo iOS9 já fará referência a esta tecnologia nestes equipamentos.

Os próximos iPhones (6S?) deverão manter o mesmo design do actual iPhone 6/6 Plus, com a Apple a recorrer ao Force Touch como característica adicional para incentivar à sua compra (para além dos habituais melhoramentos a nível de CPU e GPU, e - esperemos - também a nível de velocidade da memória flash (já que tem sido uma área que a Apple muito tem melhorada nos seus MacBooks.)

O Force Touch é simplesmente um sistema que permite reconhecer o nível de pressão no touchscreen, e simular feedback físico usando vibração. Embora obrigue a alguma habituação, permite adicionar um novo nível de interactividade que poderá acelerar o acesso a várias funções que actualmente obrigam a que se tenha que fazer um toque demorado, para depois seleccionar uma opção no menu que surge (como o copy-paste, por exemplo). Pode também ser usado para se fazer um scroll com velocidade dinâmica, dependendo da pressão que se estiver a fazer, etc. etc.

De qualquer forma, é de esperar que todas as funções sejam "secundárias", de modo a que a interface continue a ser funcional para quem recorrer apenas aos toques normais, mesmo que tenha que dar toques adicionais para realizar as mesmas funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)