2015/05/06

Oculus Rift serão lançados no início de 2016


Os Oculus Rift são considerados os óculos de referência para a realidade virtual, mas que até ao momento obtinham sempre respostas evasivas às perguntas de quando é que chegariam ao mercado. Resposta que agora é dada pela própria Oculus VR, de que os Rift ficarão disponíveis no primeiro trimestre de 2016.

Esta chegada prometida para o início de 2016 não acontece por acaso, pois são cada vez mais os concorrentes que se apressam a lançar também os seus produtos - os Morpheus da Sony têm também chegada anunciada para 2016, e com a vantagem de poder tirar partido da PS4 para uma experiência "pronta a usar" sem chatices de configurações ou compatibilidades.

Não deixa por isso de parecer que os Oculus Rift se consideram "pressionados" (por concorrentes e também pelo mercado, que está desejoso de por os seus olhos nestes óculos), faltando ver até que ponto é que isso entrará em conflito com o seu desejo de garantir que os Rift proporcionem uma experiência de realidade virtual que supere as expectativas. Um desejo que continuamente tem atrasado a tal data de lançamento, e que este anúncio volta a confirmar - anteriormente já tinha sido dito que se os Rift não chegassem ao mercado antes do Natal de 2015, seria "mau sinal".

Conhecida a janela de lançamento dos Rift, a grande incógnita passa agora a ser o preço. Mas nesse aspecto esperamos que o facto de terem sido comprados pelo Facebook permita um preço altamente competitivo, apostando numa táctica de não ganhar dinheiro com os Oculus Rift em si, mas sim nos conteúdos que eles permitirão usar (será de imaginar que ao longo deste ano o Facebook se vá preparando para poder tirar partido da realidade virtual de forma diferenciadora.)

Para que os Rift realmente conquistem o mercado e se tornem na referência que pretendem ser, terão que ter um preço que faça com que até os "curiosos" se sintam tentados a comprá-lo, em vez de ser um produto para um número muito limitado de geeks dispostos a apostar nele. Idealmente, apontaria para um preço abaixo dos 300 dólares/euros... mas... teremos que aguardar para ver. As pré-encomendas começarão ainda este ano. (Por via das dúvidas é melhor começar a poupar desde já... :)

1 comentário:

  1. Vai ser muito difícil esperar mais uns meses por Rift se os óculos da HTC Vive saírem em Novembro... E será que vai valer mesmo a pena esperar ??? A preposito, sabiam que gear vr (os óculos moveis da Sansung) estão disponíveis para experimentar na loja da Sansung do Colombo ? Só é pena os funcionários da loja não parecerem estar muito informados sobre o assunto e garantiram-me que se tratava do ultimo modelo (que acabou de sair com o Galaxy S6). Mas não pode ser porque a qualidade de imagem ainda era fraca e com muita pixelização e apenas um pouco melhor que em DK2. Mas ainda assim vale a pena experimentar!

    ResponderEliminar