2015/05/06

Notícias do Dia

A NOS lança novos tarifários "Quatro" com dados mobile extra para distribuir; os Oculus Rift vão chegar no início de 2016; a Comcast já tem mais clientes de internet do que do serviço de TV; o Grooveshark morreu mas já há um novo Grooveshark disponível; e temos ainda a pergunta das associações contra a taxa sobre as memórias digitais (a "PL118"), que querem saber qual a pressa que o Primeiro Ministro tem para fazer passar a lei sem discussão.

E antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já estamos a oferecer os exemplares do livro O'Reilly que escolheram para este mês: Hello, Android.

Google removeu Threes da Play Store por referir o 2048


Parece que o Google está preocupado em replicar a App Store da Apple, até nas "barracadas" que faz. O Google removeu o popular jogo Threes (aparentemente sem sequer ter contactado o developer) por este referir outro jogo 2048 na seua descrição. Uma prática que o Google quer evitar, mas que não deixará de ser estranha uma vez que: o Threes estava na Play Store antes sequer de existir o 2048; e que continuam a existir dezenas (centenas?) de apps que fazem referência ao 2048, incluindo apps que são manifestamente enganadoras e se tentam aproveitar dessa popularidade.

Entretanto o Google já fez regressar o Threes à Play Store... mas é de esperar que em breve se assistam aos "próximos episódios"...

Tribunais britânicos consideram Skype demasiado semelhante a Sky


O Reino Unido rejeitou o pedido para registo da marca Skype, depois da queixa apresentada pela Sky. Depois da MS já ter sido derrotada pela Sky e ter sido obrigada a mudar o nome do seu SkyDrive para OneDrive, é agora a vez de também o Skype ficar em risco.

Neste caso, a Sky não se parece opor à continuação da utilização do nome Skype, tendo apenas pedido que fosse invalidado o pedido de registo do nome. Mas esta decisão deixa em aberto a potencialidade de futuros litígios onde a Sky possa vir a pedir o pagamento de uma "taxa" pela utilização deste nome.

Sugestão para todo e qualquer serviço que pretenda vir a operar no Reino Unido: escolham nomes que não contenham Sky, pois o "céu" parece ter dono nas ilhas britânicas!


Google confirma que utilizadores já fazem mais pesquisas nos smartphones que nos PCs


Parecem não haver dúvidas quanto ao domínio das plataformas mobile sobre os desktops. O Google revelou que em 10 países, o número de pesquisas feitas através dos smartphones já supera as pesquisas feitas nos computadores. Uma revelação que, mesmo tendo em conta as centenas de milhões de equipamentos mobile que vão sendo atiradas para o mercado, não deixa de ser um pouco surpreendente.

... Mas assim se entende a pressa com o que o Google foi alterando o seu algoritmo para dar maior peso e destaque a sites com layouts adequados para dispositivos mobile; sendo de imaginar que essa tendência se mantenha (ou acentue) no futuro.


Primeiro Ministro de Singapura partilha programa que fez para resolver Sudoku


Saber programar não tem qualquer relação com a qualidade ou integridade de uma pessoa, mas não deixa de ser simpático conhecer um primeiro ministro (de Singapura) que não se sentiu intimidado em partilhar um velho programa em C++ para resolver puzzles do Sudoku em C++, que tinha referido num discurso como tendo sido "o seu último contacto com a programação".

Imagino que por se cá acontecesse algo do género, teríamos um ministro a dizer que seria uma questão de "fazer as contas", ou então vinha a descobrir-se que tinha tirado o curso ao domingo, ou que afinal tinha sido um amigo a fazer e ele já não se lembrava desse facto...


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada





2 comentários:

  1. A Google fazer isso é um tiro no pé!
    Basta ver a descrição do 2048 original:

    Created by Gabriele Cirulli. Based on 1024 by Veewo Studio and conceptually similar to Threes by Asher Vollmer.

    Baseado nesse mesmo jogo que a Google removeu...

    ResponderEliminar
  2. Não é a primeira vez que a Google faz isto com outros jogos e apps.... É triste ver isto acontecer

    ResponderEliminar