2015/05/29

Suécia reconhece importância do Pirate Bay no reconhecimento do país


O Pirate Bay pode ser um dos sites mais controversos a nível mundial, e que recentemente perdeu o direito ao seu domínio .se, mas é um estudo duma agência governamental que reconhece que o mesmo figura junto de outras grandes marcas como símbolos de reconhecimento do país no estrangeiro.

A agência responsável pelo promoção do país no estrangeiro identificou as principais marcas que ajudam a levar o nome da Suécia ao mundo, e onde encontramos a H&M, Ikea, Volvo, a par de algumas mais tecnológicas, como o Skype, Spotify... e o infame Pirate Bay.

Em primeiro lugar, muitos poderão ficar surpreendidos ao ver o Skype e o Spotify nesta lista, mas é mesmo verdade. Estes serviços tiveram origem na Suécia, e talvez ainda mais caricato é o facto de ambos terem tido origem em projectos P2P de partilha.

O Skype usava a mesma infraestrutura P2P usada pelo Kazaa, tendo sido criados pela mesma pessoa (só muito recentemente é que a MS mudou a estrutura de modo a usar servidores "centralizados".) E embora o Spotify nada tenha a ver com "piratarias", a sua ideia é fornecer um serviço legal que evite a pirataria... e bastará referir que na sua equipa está um tal de Ludvig Strigeus (Ludde) - que é "apenas" o programador sueco que originalmente criou o uTorrent.

Parece-me que o balanço final acaba por ser positivo... dois serviços legais conhecidos a nível mundial, cujas origens remontam a sistemas P2P que têm sido perseguidos a todo o custo. Fica a pergunta: se se tivesse conseguido impedir esses sistemas, será que hoje em dia teríamos o Skype e ou o Spotify?


... Talvez isto sirva para relembrar que seria melhor apostar na criação e desenvolvimento de sistemas que tornem desnecessário a pirataria, em vez de insistentemente perseguirem em medidas de combate sem qualquer efeito prático. Como se costuma dizer, a definição de insanidade é repetir a mesma coisa uma e outra vez, esperando que os resultados sejam diferentes. Talvez já fosse altura de o reconhecerem e mudarem de táctica para obterem os tais resultados diferentes.

2 comentários: