2015/06/08

Android M e modo Doze quase triplicam a autonomia do Nexus 5


O próximo Android M vai chegar com algumas melhorias interessantes, e uma delas é o modo Doze de poupança de energia, que já vai mostrando o que vale, mais que duplicando o tempo em standby de um Nexus 5.

A autonomia é actualmente um dos pontos mais críticos (e criticados) dos equipamentos mobile. Para o próximo Android M o Google implementou um modo de poupança de energia inteligente, que tem impacto bastante significativo.


Quando um equipamento Android está em standby, o mesmo continua a comunicar regularmente, para sincronizar o que tiver que sincronizar e ter acesso aos dados mais recentes. Com o modo Doze, os equipamentos Android passam a saber quando estão "quietos" (por exemplo, durante a noite, quando ficam pousados e imóveis) e vão baixando a frequência dessas sincronizações.

Em vez de isso ser feito várias vezes por hora, passa a ser feito apenas uma vez por hora, depois uma vez a cada par de horas, e depois esperando ainda mais tempo... Quando for detectado que o utilizador voltou a pegar nele, a frequência de sincronização volta ao normal. Perde-se um pouco na sincronização... ganha-se imenso na autonomia.

Segundos uns testes feitos por um site alemão, o Nexus 5 passa de 200h para mais de 530h de autonomia em standby.




Com o Android 5.1.1, deixar um Nexus 5 parado durante 48h (só com WiFi) é suficiente para fazer baixar 24% do nível da bateria; com o Android M essa valor reduz-se para apenas 9%.

Este é um teste no melhor cenário possível, de deixar o smartphone em standby (em situação real, é de imaginar que o utilizador o utilize) mas demonstra bem as poupanças que são possíveis graças ao Doze, e que serão extremamente úteis para quem habitualmente deixa o seu smartphone parado durante várias horas por dia (quer seja durante o período de trabalho, quer durante a noite.)

1 comentário:

  1. A coisa ainda tem q melhorar muito neste M preview... Os primeiros dias, a coisa correu lindamente, melhor em standby nas anterirores versoes do Android, so mesmo com custom kerneis... prai 3 a 4% em 6/8h.
    Mas depois a coisa rapidamente começou a descambar... Miscellaneous começou a comer bateria e aparecer nas batt stats e nem mesmo reiniciando a coisa vai la...

    ResponderEliminar