2015/06/08

Apple apresenta novo OS X El Capitan


O início da WWDC 2015 veio acompanhado de muitas novidades, e a primeira é a nova versão do OS X, que continua a tradição do Yosemite, com o nome El Capitan (uma formação rochosa no parque nacional de Yosemite.)


Com este novo OS X a Apple traz alguns pequenos detalhes (ao seu estilo), como aumentar o tamanho do cursor quando se acorda o computador da suspensão e se "abana" o rato, para mais rápida localização. Mas obviamente que não se ficam por aqui.


A Apple diz que este El Capitan está mais rápido que nunca (1.4x mais rápido que o Yosemite), e no Safari temos a possibilidade de fazer o pin das páginas, que passam a ficar sempre disponíveis e com algumas capacidades especiais. Também passa a mostrar as tabs que estão a tocar música, assim como a possibilidade de as silenciar (sim, parece algo inspirado do Chrome... mas isso foi recorrente nesta abertura da WWDC em muitas outras ocasiões.)

Melhorias na pesquisa no Spotlight (que passa a ser redimensionável) e na gestão das janelas foram outras melhorias, incluindo a capacidade de "encaixar" as janelas quando as arrastamos para o lado do ecrã... ao estilo do Snap no Windows.


A comprovar a influência que as plataformas mobile têm tido nos desktops, o OS X passa a receber a API Metal nascida no iOS, para acelerar o processamento gráfico (e facilitando também a criação de jogos, ultrapassando as questões do OpenGL.) Será suficiente para que o OS X se assuma como uma plataforma para jogos?... Só o tempo o dirá (mas não esquecer que as Steam Machines chegam nos próximos meses.)

Este El Capitan fica disponível hoje mesmo para os developers em versão beta, e chegará no Outono, gratuito. A partir de Julho a versão beta ficará disponível publicamente para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)