2015/06/12

Apple facilita a criação de apps para iOS - gratuitamente


Para muitas pessoas, a compra de um computador ou smartphone é algo que é feito apenas com a perspectiva de usar programas e apps já feitos. Para outros, é indispensável que venham acompanhados das ferramentas que permitam criá-los. Com o Xcode 7, a Apple facilita a criação de apps para iOS sem que se tenha que pagar a habitual "taxa" dos 99 dólares.

Tradicionalmente, quem se quisesse aventurar na programação para iOS necessitava de ter uma conta de developer, pagando 99 dólares por ano, e mesmo assim ficando bastante limitado quanto à possibilidade de testar as apps em dispositivos reais (um processo complicado, onde era preciso definir exactamente quais os dispositivos que teriam acesso às apps, etc.)

Com o Xcode 7 acabam-se essas limitações. Qualquer interessado poderá descarregar a plataforma de desenvolvimento gratuitamente, e usá-la para transferir apps para o seu iPhone directamente.

Esta última opção torna-se particularmente interessante, e tem também dado origem a alguma controvérsia. É que a instalação de apps sem que passem pela App Store é um dos requisitos para quem queira instalar apps pirateadas, coisa que assim fica (mais) acessível a todos, e sem necessidade de jailbreak. No entanto, há o pequeno pormenor de que estas apps terão que ser compiladas por cada pessoa, o que obriga a que se tenha o código-fonte da app, coisa que não irá acontecer com a grande maioria das apps pirateadas.

Ainda assim, poderá promover a proliferação de apps não oficiais, com partilha do código-fonte, e que qualquer utilizador disposto a ter um pouco de trabalho poderá instalar no seu iPhone sem ter que recorrer a jailbreak.

... Vamos esperar para ver se isso terá algum impacto significativo, obrigando a Apple a rever esta posição, ou nem por isso.

1 comentário:

  1. Isto será útil para instalar apps com licenças copyleft, uma vez que muitas delas não podem ser publicadas na App Store devido a conflitos de licença.

    ResponderEliminar