2015/06/12

LG G4 está a ter actualizações automáticas obrigatórias


A maior parte dos utilizadores mal pode aguardar pela chegada de uma actualização aos seus smartphones, mas basta uma pequena alteração para que algo desejado se torne em algo indesejado e potencialmente abusivo: tornar uma actualização automática e obrigatória, sem que o utilizador tenha voto na matéria.

Utilizadores com o recém-lançado LG G4 nas redes AT&T e T-Mobile nos EUA, têm sido surpreendidos por uma actualização que é instalada automaticamente e reinicia os seus smartphones sem que nada possam fazer quanto a isso.

Ora... por muito que se perceba o desejo da marca e/ou operadores garantir que os dispositivos estão actualizados, penso que por esta altura já estaria bem claro que os utilizadores preferem ter a última palavra a dizer sobre o que querem que os seus smartphones façam ao não - incluindo a opção de não instalar uma actualização enquanto o estão a usar para algo importante, ou verem um inesperado reboot a meio de uma chamada crítica (e seguido do longo processo de actualização que pode demorar longos minutos se tiverem umas centenas de apps instaladas.)

Faz-nos lembrar o tipo de coisa que irá acontecer com o Windows 10, cujas versões "Home" também irão ter actualizações automáticas sem hipótese de serem desactivadas, e que só escaparão a tais críticas se a MS garantir que com o Windows 10 a necessidade de reboots para as actualizações tenha sido drasticamente reduzida - ou no mínimo, permitindo que o processo de actualização só se conclua no próximo encerramento da máquina; ao invés de estar continuamente a chatear que precisa de um restart, como frequentemente me acontece no Windows 7 - sendo eu uma daquelas pessoas que só faz reboot à máquina quando é estritamente e absolutamente obrigatório... e quando *me* apetece.

Cara LG, da próxima vez, não custa nada deixarem a habitual mensagem de "actualização disponível, toque aqui para a instalar" em vez de chatearem os clientes que optaram por comprar o vosso topo de gama.

1 comentário:

  1. Pela minha experiência no Windows 10 dá para adiar o reinício do PC após a instalação de certas actualizações (normalmente só acontece quando há novas builds) até um máximo de 8 horas, depois disso não dá para adiar mais como dava para fazer antigamente no Windows 7

    ResponderEliminar