2015/06/14

Como se organizavam as legiões romanas


O Império Romano era a grande super-potência do seu tempo, e isso só se devia às suas temíveis e bem organizadas forças militares. As legiões romanas eram um exemplo de eficácia que inspirava terror em todos os seus inimigos (e arrisco-me a dizer, até aos seus "amigos"), e hoje trago-vos um vídeo que explica como tudo tinha o seu lugar.


Numa altura em que a força de um exército se media quase sempre pela quantidade de homens, as legiões romanas vieram demonstrar que era possível multiplicar esse factor imensamente graças à organização. Com uma eficiente estrutura de comando e a disciplina dos seus soldados, os Romanos eram uma força que ninguém queria ter como oponente.

... Depois de verem o vídeo, ficaram aptos a viajar no tempo e a assumir o comando de uma legião... ou então fazerem-nos virtualmente num qualquer jogo de computador, que sempre será mais pacífico.


1 comentário:

  1. Excelente post. A organização romana era realmente incrível, não só em termos militares mas principalmente em termos de organização do estado. Todo o domínio de Roma, que abrangia o que conhecemos há como União Europeia e o norte de África, não seria possível sem uma fantástica concepção de estado, onde todos tinham o seu lugar (até os escravos). Pena que nada disso ficou para os romanos actuais...

    ResponderEliminar