2015/06/06

Construção do maior telescópio no Hawaii poderá implicar destruição de outros três


O Thirty Meter Telescope (TMT) será um dos maiores telescópios do mundo se/quando for concluído, mas parece que para isso acontecer será necessário sacrificar alguns dos telescópios já existentes no Hawaii.


O TMT, como o seu nome indica, utilizará um espelho principal de 30m - na verdade constituído por centenas de espelhos mais pequenos, pois não existe tecnologia disponível para criar um espelho único dessas dimensões  - e localizado na famosa montanha de Mauna Kea no Hawaii.

No entanto, este local privilegiado para espreitar o Universo está também na origem de vários problemas que já levaram à suspensão do projecto. Para as populações locais o local é considerado sagrado, e os ambientalistas também criticam o impacto que esta construção monumental terá no ecossistema. Para tentar desbloquear a situação têm-se tentado encontrar compromissos de parte a parte, e um deles é que para o TMT avançar, será necessário "sacrificar" 25% dos que já existem.

Neste momento a montanha serve de poiso a 13 telescópios activos, e isto significará que para este gigante ficar completo (lá para 2025) a comunidade científica terá que se despedir de três dos actuais observatórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)