2015/06/12

FTC abre acção contra campanha fraudulenta no Kickstarter


Os sites de crowdfunding vieram permitir a realização de inúmeros projectos que, de outro modo, nunca veriam a luz do dia (e incluindo casos de alto sucesso, como os Oculus Rift, Pebble, entre outros) mas também se tornaram num terreno fértil para fraudes e "esquemas". Agora, um desses casos tornou-se no primeiro a receber uma investigação da FTC norte-americana.

A FTC (Federal Trade Commission) investigou o caso de um jogo chamado "The Doom That Came to Atlantic City" que conseguiu angariar mais de 120 mil dólares no Kickstarter, mas que passado um ano foi cancelado pelo seu criador. Embora o mesmo tenha prometido que iria devolver o dinheiro aos investidores, a verdade é que nunca o fez, e agora a FTC vai usar este caso como exemplo para desincentivar outros que olhem para os sites de crowdfunding como uma forma fácil e eficaz de fazer dinheiro.

Os investigadores da FTC descobriram que o responsável pelo projecto usou o dinheiro angariado para pagar as suas despesas pessoais, para se mudar para outro estado, e até para comprar licenças relacionadas com outro projecto que ele pretendia fazer. Ou seja, tudo menos fazer aquilo com que se tinha comprometido com os seus investidores - e que agora lhe valeu uma multa de mais de 110 mil dólares da FTC, que no entanto fica pendente do indivíduo ter capacidade para a pagar (e devolver o dinheiro a quem nele depositou a sua confiança... e dinheiro.)

Esperemos que este caso sirva de exemplo para os muitos projectos que são bastante duvidosos - e principalmente para aqueles que até parecem credíveis mas são uma completa fraude. Igualmente interessante seria a FTC obrigar sites como o Kickstarter e Indiegogo a terem maior responsabilidade nos projectos que promovem; pois a sua política tem sido a de se colocarem completamente de parte, dizendo que não é nada consigo.


É certo que um investimento num projecto de crowdfunding não tem qualquer garantia que o mesmo seja bem sucedido; mas no mínimo exige-se que os responsáveis usem o dinheiro para tentar todos os possíveis que o seja.

No meu caso pessoal, já passei por vários projectos duvidosos, um deles sendo apenas uma revenda de produtos chineses que já existiam; outro que já com um atraso de um ano, ainda consegui o reembolso; e estou neste momento com dois reembolsos pendentes de dois outros projectos - um que sofreu um atraso e por sua iniciativa deu a opção aos apoiantes de esperarem ou terem o dinheiro devolvido; e outro que tem estado a enrolar (já lá vão quase 3 meses) e a adiar o reembolso que pedi. Embora o balanço ainda seja positivo (já apoiei mais de uma dezenas de projectos de crowdfunding bem sucedidos), não há dúvida que estas "ovelhas negras" tornam mais complicado voltar a confiar em projectos no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)