2015/06/12

Oculus VR revela os Oculus Rift que chegarão às lojas em 2016


Depois de muito tempo de espera, chega finalmente o dia em que sabemos precisamente aquilo com que poderemos contar quando os Oculus Rift chegarem às lojas, dando - espera-se - o pontapé de partida para uma nova era no capítulo da Realidade Virtual.

Com a Sony empenhada na criação da sua própria solução de realidade virtual, fazia todo o sentido que a Oculus VR se virasse para o outro lado. Os Oculus Rift serão fornecidos com um gamepad da Xbox One (uma boa opção, pois também os considero os melhores no mercado), e a parceria com a Microsoft facilitará também que os jogos da Xbox One possam tirar partido deles (mas não tendo sido clarificado se teríamos suporte nativo na Xbox, ou se isso seria feito através do streaming para um PC.)



O pack que chegará às lojas incluem os Oculus Rift, o gamepad da Xbox One, e uma pequena e não muito intrusiva câmara, que fará o tracking do posicionamento dos óculos, detectando todos os movimentos com elevada precisão.

Infelizmente não estarão incluídos os controladores Oculus Touch. Um par de controladores que possibilitará fazer o tracking de cada mão em separado (e que depressa se tornarão essenciais, considerando que uma das primeiras sensações com que se fica quando se entra para estes mundos virtuais é precisamente o de "não termos mãos"!)


A sua não inclusão no pack dever-se-á certamente a uma questão de redução de custos, para não encarecer ainda mais um pack que já deverá ter um preço elevado (300-400 euros?) mas ao não o fazerem impedem que muitos jogos possam simplesmente assumir que eles existiriam... reduzindo o incentivo para que se tire partido deles deles.

Bem... agora falta-nos saber a data precisa em que os Rift ficarão disponíveis, assim como o seu preço. Depois, logo se vê.




1 comentário:

  1. Ainda há duvidas em relação ao tamanho das lentes e embora nas fotos me pareçam maiores que as anteriores muitas pessoas defendem que são mais pequenas para ajudar a eliminar o efeito pixelização e a melhorar a qualidade da imagem. Por outro lado não gostei muito do gamepad da Xbox One nem dos controladores Oculus Touch porque não me parecem muito práticos e preferia umas luvas para poder agarrar e sentir as coisas...

    ResponderEliminar