2015/06/16

Google Sheets ganha gráficos melhorados, filtros e "avisos" para os colaboradores mais desastrados


Lembram-se dos tempos em que folha de cálculo era sinónimo de Visicalc ou Lotus 123? Provavelmente não, mas nessa altura mal se poderia imaginar que um dia poderíamos fazer tudo isso e muito mais dentro de uma página do nosso browser. E agora, o Google Sheets ganha novas capacidades que serão do agrado de todos.

Se ficavam frustrados com a falta de capacidade de personalizarem os gráficos do Google Sheets, vão gostar de saber que agora passar a ser possível adicionar o valor dos dados aos gráficos, assim como mudar o estilo visual dos pontos, permitindo a criação de gráficos mais informativos e de fácil interpretação. Mas as novidades do Google Sheets não se ficam por aqui.

Para quem ficava a coçar a cabeça a tentar perceber porque motivo uma fórmula não estava a funcionar como devia, o Google Sheets passa agora a fazer uma previsão imediata do resultado enquanto se está a escrever, facilitando a descoberta de erros (e dos resultados). As pivot tables ganham campos calculados e uma nova função para aceder aos dados. E é também possível filtrar linhas e colunas com base nos nossos critérios, para simplificar a visualização dos dados.

Por fim, para uma melhor gestão de folhas de cálculo entre várias pessoas, é possível não só bloquear certas células contra edição (como dantes), mas também definir que certas células são "perigosas", o que faz surgir um aviso a pedir confirmação de que realmente querem mexer nelas (leia-se: perguntar se sabem realmente o que estão a fazer! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)