2015/06/02

Hound consegue responder a perguntas que baralhariam a Siri e o Google


Chegamos a um ponto em que é possível maravilharmos os nossos amigos, falando para os nossos smartphones e obtendo respostas às nossas perguntas e comandos. No entanto, não é preciso muito para que se descubra que essa capacidade é apenas superficial, e que basta fugir um pouco ao formato das perguntas e comandos básicos para que estes assistentes digitais demonstrem a sua burrice. O Hound é uma nova app que promete fazer melhor, e o seu criador já tem provas dadas na área.

A Hound é uma app para Android que nos chega de Keyvan Mohajer - simplesmente o criador do SoundHound e Midomi, serviços populares no reconhecimento de músicas (mesmo quando somos nós a "cantarolar" sem grande jeito). O seu objectivo é destronar a Siri e o Google, e mostrar o quanto ainda têm que evoluir, e para isso recorre a perguntas capazes de os baralhar, mas que o seu Hound não tem qualquer dificuldade em responder.

Ora experimentem perguntar algo como: "What is the population of capital of the country in which Space Needle is located?" (Qual a população da capital do país onde está situado o Space Needle?) ou "How many days are there between the day after tomorrow and three days before the second Thursday of November in 2022?" (Quantos dias há entre o dia de depois de amanhã e três dias antes da segunda quinta-feira de Novembro de 2022).

Poderá argumentar-se que são questões propositadamente elaboradas para confundir os sistemas actuais, mas não deixam de ser reveladoras das suas limitações. Pelo menos, a mim, irrita-me profundamente quando vejo os assistentes a falhar a perguntas compostas, quando sabem responder às suas partes individuais (como a pergunta dada como primeiro exemplo)..

Igualmente surpreendente é o facto destas respostas serem dadas em tempo real, sem qualquer atraso perceptível no reconhecimento e interpretação das mesmas. Não será por acaso que Keyvan espera um dia ver esta sua tecnologia aplicada a todo o tipo de dispositivos, fazendo com que a resposta a qualquer coisas esteja sempre à distância de uma pergunta, quer seja feita para um smartphone, como para um televisor, ou até mesmo para um frigorífico "inteligente".

A grande questão é se entretanto não será "apanhado" pelo Google, Apple, ou Microsoft... :)


1 comentário: