2015/06/30

Jovem de 15 anos cria capa-estetoscópio para smartphones impressa em 3D


Temos assistido a um aumento das capacidades sensoriais dos smartphones e wearables, que começam a permitir o registo de dados que anteriormente estavam apenas ao alcance de dispositivos médicos. E agora, um jovem de 15 anos lembrou-se de criar uma capa para smartphones que os transforma em autênticos estetoscópios digitais.

A história da criação do Steth IO revela um percurso curioso, de um jovem de 15 anos que usou uma impressora 3D para o desenvolver. Esta capa usa o mesmo princípio de funcionamento dos estetoscópios convencionais, ampliando e direccionando o som para o microfone do smartphone, de forma a que esses dados possam ser analisados e apresentados de forma visual por uma app.

Este tipo de produto pode tornar-se valioso para situações de diagnóstico remoto, onde seja necessário recolher dados sobre um paciente para que possam ser analisados por um médico - que poderá estar a centenas ou milhares de quilómetros de distância; e por outro lado revela também o tipo de coisas que a democratização das impressoras 3D pode potenciar.

Sem este tipo de ferramenta, a criação de algo deste tipo seria algo que dificilmente poderia ser feito em casa por um jovem; mas assim, tornou possível transformar uma ideia em algo físico e palpável... e funcional. Não será isto motivo suficiente para justificar que em todas as escolas devesse haver uma impressora 3D, para que os alunos pudessem começar a dar largas à sua imaginação desde cedo?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)