2015/06/20

Microsoft HoloLens está a "iludir" as pessoas com algo que não poderá concretizar?


Enquanto vamos caminhando a passo acelerado para a chegada dos primeiros sistemas de realidade virtual dignos desse nome, a Microsoft tem apostado também nos seus futuristas HoloLens - óculos de realidade aumentada que permitem apresentar o "virtual" em cima do mundo real. O problema é que a imagem que estão a fazer passar deles não corresponde à realidade.

Muitos dos que têm experimentado estes HoloLens têm ficado maravilhados com aquilo que eles possibilitam, mas deixando sempre um pequeno aparte sobre o facto de serem ainda "protótipos" que precisam de melhorar bastante para serem aquilo que se deseja.

Não há dúvida de que as potencialidades deste tipo de tecnologia nos fazem sonhar com um mundo de possibilidades que serão espectaculares; e a MS muito tem contribuído para isso, bastando olhar para a demonstração que foi feita na recente E3 (vejam o vídeo a começar nos 2:50).



É um exemplo impressionante, sem dúvida; pecando apenas por um "ligeiro" pormenor: o de estar a passar uma imagem bem diferente daquilo que os HoloLens permitem!

O grande problema dos HoloLens é o de apenas mostrarem os "hologramas" numa pequena secção do campo visual. Embora quem veja a vídeo da E3 seja levado a pensar que aquilo cria uma experiência verdadeiramente futurista, na realidade aquilo que vê é algo como isto:


Ou seja, o mundo real, onde apenas temos uma pequena janela por onde podemos espreitar os conteúdos virtuais.

Ora é certo que estas limitações técnicas serão eventualmente superadas (temos o caso dos óculos Star VR que prometem preencher grande parte do campo visual do utilizador), mas no caso dos HoloLens da Microsoft, isso não parece estar para breve. É que um responsável da MS já veio dizer que embora o HoloLens ainda vá sofrer melhorias, não espera que a nível do campo de visão isso venha a aumentar de forma significativa... o que são péssimas notícias para todos os que esperavam uns óculos de realidade aumentada "como se desejaria".

Bem... parece que teremos que esperar pelos HoloLens 2.0 "IMAX edition" para ver se este aspecto fica resolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)