Há jogos que marcam gerações e que deixam muitos milhares de jogadores com vontade de os revisitar. Será esse um dos motivos que faz com que Shenmue 3 tenha obliterado os recordes do Kickstarter atingindo os 2 milhões de dólares pretendidos em apenas 9 horas. No entanto, há quem suspeite que se trate apenas de uma manobra mediática...
Shenmue foi originalmente lançado em 1999 (para a Sega Dreamcast) e apresentava-nos um mundo aberto por onde podíamos passear por onde se quisesse e interagir com outros personagens digitais que levavam as suas vidas dentro do jogo. Já na altura contava com coisas como meteorologia dinâmica e ciclos de dia e noite, para além de inúmeros elementos interactivos, que facilmente explicam o fascínio duradouro de quem teve oportunidade de o experimentar.
Em 2001, Shenmue foi lançado para a Dreamcast e Xbox, mas com vendas bastante abaixo do esperado (apenas 400 mil unidades, depois do primeiro ter vendido mais um 1 milhão) e o facto de Shenmue ter sido o jogo com mais cara produção de sempre (cerca de 67 milhões de dólares com a conversão para o valor actual) fez com que a história - incompleta - do jogo, se ficasse por aí.
Tudo isto ajudará a explicar porque motivo o regresso deste Shenmue 3 via Kickstarter, tenha sido tão bem recebido, superando os 2 milhões de dólares pretendidos em apenas 9h, batendo os recordes do site de crowdfunding.
... Mas mesmo com o valor angariado a aumentar (já vai em cerca de 2.8 milhões) facilmente se percebe que as contas não batem certo... Como é que um jogo que há mais de uma década já tinha custado mais de 60 milhões a fazer poderá agora ser feito apenas com 2 ou 3 milhões? E a resposta é simples... com a ajuda da Sony.
Arranjar financiamento de várias fontes é perfeitamente natural, e ainda recentemente tivemos o caso do criador do Castlevania que também recorreu ao Kickstarter como forma de demonstrar aos potenciais investidores de que o público tinha interesse no jogo. Mas no caso de Shenmue 3 isso não foi dito de forma clara, o que está a levantar suspeitas de que o recurso ao Kickstarter tenha sido uma forma encapotada de fazer pré-venda de um jogo "oficial" que está ainda a anos de distância... Não é que o jogo não o mereça, mas a campanha do Kickstarter poderia ter referido isso expressamente para evitar este tipo de suspeitas (da forma que está, aparenta ser um jogo "independente" que será feito apenas graças ao apoio dos fãs).
Para os interessados, o Shenmue 3 fica disponível no Kickstarter por 29 dólares em versão digital, ou 60 dólares em formato físico, com entrega prevista para Dezembro... de 2017!
Tendo jogado os dois primeiros jogos na Dreamcast, diga-se que foi um dos jogos que mais me prendeu.
ResponderEliminarO facto de os 2 primeiros jogos terem custado tanto foi não só devido à sua escala e inovação para a altura, mas também por outros factores. O jogo inicialmente foi feito para a Sega Saturn, eles tiveram de criar todo um novo motor de jogo para a nova consola Dreamcast. Juntando a isso tecnologia que não era muito utilizada na altura, e compensando o facto que quando saiu o 2º jogo a Dreamcast estava já com os dias contados e a Playstation 2 a vender muuuuuito, era impossível recuperarem o dinheiro. Tivesse sido lançada na Playstation 2 e tinha sido um sucesso comercial.
Acredito que esta campanha kickstarter foi sem dúvida para testar as águas. Tendo em conta que na altura foi um fracasso comercial, nenhuma empresa no seu perfeito juízo, nem mesmo a Sony, ia arriscar com o seu dinheiro sem o apoio financeiro de alguém e sem saber se iria ter um sucesso mínimo ou não. Assim juntaram o útil ao agradável, colocaram nas mãos dos fãs essa tarefa. E tendo em conta o dinheiro que já foi amealhado, de certeza que a Sony irá dar o seu apoio, tal como faz com algumas produtoras. Vejamos o caso do jogo "No man's sky", é de uma produtora independente e pouco conhecida que estava a desenvolver um jogo que chamou a atenção da Sony. Isso fez com que recebessem o seu apoio, monetário de certeza e conhecimento tecnológico.
Em relação ao valor para a criação do jogo, num dos vídeos apresentados, há referência a várias áreas de jogo (tal como em Shenmue 1 e 2), ou seja, uma só área completa tinha o valor de 4milhões, as restantes 3 tinham todas pontos de interrogação. OU seja, estamos na presença de um jogo com diferentes áreas/episódios que só serão realizados se atingirem os valores necessários na campanha, cujos objectivos serão de certeza atualizados quando forem atingidos os 4milhões (e que prolongará de certeza a data de Dezembro de 2017).
Mas todo o trabalho de pré-produção já foi feito anteriormente (história, design, etc) agora não têm de desenvolver nova tecnologia uma vez que vão utilizar o motor do Unreal 4. Será um jogo mais barato que o original, mas não podemos estar à espera de um jogo AAA. Não será de certeza um Shenmue 3 como os fãs estavam à espera, mas será sobretudo um Shenmue que nos dará a conhecer o final de uma história com mais de 15 anos.
Vendo-se a qualidade que jogos independentes (e "semi-independentes") têm feito chegar ao mercado, não me parece que se devam baixar as expectativas para este.
EliminarComo referiste, e bem, hoje em dia há ferramentas que facilitam "90%" do trabalho, permitindo que até um pequeno estúdio crie jogos fantásticos.
Se originalmente foi necessário criar um motor de raiz para permitir fazer tudo o que o Shenmue permitia, hoje em dia isso fica automaticamente disponível, deixando que se concentrem apenas na "história" (e aspecto do jogo).
Vamos lá ver o que sai... lá para 2018. :)
A ver se não acontece o mesmo que aconteceu com o The Last Guardian que foi apresentado na E3 de 2011 para a PS3 e que passou para a PS4 e que foi outra vez apresentado na E3 deste ano e ainda não tem data de lançamento. :p
EliminarMas quem esperou 14 anos pelo Shenmue 3 pode esperar mais uns tantos :p
Eu joguei o Shenmue 1 e 2 na Dreamcast e posteriormente o 2 novamente na xbox na expectativa de poder jogar o 3 e... e nestes anos todos ainda não perdi a fé de que irei acabar a história deste jogo.
ResponderEliminarJoguei muitos jogos, mas jogo como este e com a história deste ainda não vi.
gostaria que quando saísse que saísse para a xbox one!