2015/07/26

Estudo conclui que carros eléctricos poluem mais que carros convencionais


Os carros eléctricos são considerados como a solução de futuro para se escapar à poluição dos motores de combustão, mas um estudo norte-americano vem lançar polémica, concluindo que os carros eléctricos podem causar mais poluição que os carros tradicionais.

Independentemente de se poder tratar de um estudo "encomendado" (afinal, estamos a falar de uma indústria que durante décadas escondeu deliberadamente os efeitos nocivos do chumbo, até que finalmente se conseguisse proibir o seu uso nos combustíveis), este estudo centra-se no ponto crítico que importa discutir, que é a origem da energia eléctrica para estes automóveis.

Em países/regiões onde essa energia esteja a ser produzida à custa de centrais a carvão, o efeito prático é o de que podem acabar por causar mais poluição devido à maior necessidade de energia eléctrica - mas, o caso muda de figura quando se consideram regiões onde a produção de energia eléctrica tenha origem em fontes limpas e renováveis (cá na Europa já temos países a produzir mais energia do que precisam à custa da energia eólica, por exemplo)

Enfim... vão ser temas que certamente irão dar muito que falar ao longo dos próximo anos, até que - inevitavelmente - também lá se chegue ao consenso de que não adianta tentar adiar mais, e que os veículos eléctricos são o futuro.

5 comentários:

  1. Além da forma como a energia eléctrica é gerada ser poluente ou não, há ainda o impacte que a produção de um carro eléctrico tem. Aparentemente a produção das baterias e de todo o sistema de propulsão eléctrico do carro é mais poluente que os carros tradicionais. Depois há ainda a questão que destino dar no momento do abate de um carro eléctrico.

    ResponderEliminar
  2. Carlos... esse estudo é tão "deturpado" e "inclinado" que se eu investigar um bocadinho mais vou perceber que foi financiado por petrolíferas...
    Entramos sempre na mesma história. Nos veículos eléctricos, vamos até à fonte da produção, nos veículos a combustão, ficamos pelas emissões ao "tubo de escape".
    Deve ser porque a gasolina nasce em árvores ao pé das bombas, cai no chão de podre e infiltra-se nos depósitos das bombas para poder ser colocada nos tanques dos carros...
    Onde está nesse estudo a ida à fonte para os veículos de combustão interna? Pois, porque a extracção, refinação e transporte até à bomba, da gasolina também tem custos ambientais sabiam? Contabilizem lá esses e vamos novamente a contas ;-)

    Mais poluente produzir um carro eléctrico e baterias? LOL! Só mesmo quem não se quer informar. Os componentes de uma bateria são 99% recicláveis e sem impacto ambiental, ao contrário de TODAS as baterias de chumbo que TODOS os carros a combustão têm.
    Um eléctrico tem na ordem dos milhares de peças A MENOS que um veículo a combustão.
    Demora 1/3 (dados da Mitsubishi) do tempo a produzir. Enfim, só não vê quem não quer. Opções...

    Nesta altura de Internet, basta procurar um bocadinho sobre os assuntos... Não comam o que vos metem pela goela nos media "tradicionais"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei do seu comentário, a minha dúvida é das baterias 99% renováveis onde se poderá confirmar isso?

      Eliminar
  3. Quantos KW de electricidade são necessários para produzir 1 litro de gasolina?
    Normalmente é usado combustível para produzir essa electricidade, pq está logo ali à mão.
    são necessários ~2 KWh para produzir 1 litro de gasolina. ou seja além da gasolina 1 carro precisa de ~6litros de gasolina para fazer 100km gasta também 12KWh para não falar do transporte da gasolina até à bomba.
    Um carro electrico com os mesmos 12KWh faz uns 300 Km.
    Este estudo de facto é um pouco fraquinho...
    Fonte:
    http://gatewayev.org/how-much-electricity-is-used-refine-a-gallon-of-gasoline

    VL

    ResponderEliminar
  4. Neste momento existem 2 lobbys
    O do petroleo e o dos eletricos
    Qual dos dois mais poderoso..
    Pelo que vsi levar muito tempo a que se sabe com verdade qual o mais poluente..
    A nos meros cidadaos...cabe saber qual nos fica mais barato...

    ResponderEliminar