2015/07/14

Facebook diz que está na hora da Adobe anunciar a morte do Flash

O Flash tem sido responsável por grande parte das vulnerabilidades que são usadas pelos hackers para comprometer os computadores, e agora é o chefe da segurança do Facebook que diz que está na hora da Adobe reconhecer que está na hora de anunciar a data definitiva para a morte do Flash.

O incidente do hack há Hackint Team, que tem revelado mais algumas vulnerabilidades secretas que eram usadas para infectar os computadores, parece ter sido a gota de água que levou Alex Stamos a dizer à Adobe que está na hora de anunciarem a data para morte do Flash.


A sua intenção é que, havendo uma data definida, mesmo que seja daqui por um ano ou mais, todos serão obrigados a arranjar soluções alternativas; em vez de simplesmente irem adiando essa decisão, por saberem que o Flash vai permanecendo.


O Flash tem tido uma história conturbada, e depois de se ter tornado um elemento comum e quase essencial na web (lembram-se dos tempos em que muitas empresas consideravam um orgulho ter um site 100% Flash?) a chegada do iPhone veio ser o prenúncio da sua morte. Uma morte anunciada por Steve Jobs, e na altura ridicularizada por aqueles que defendiam a superioridade do Android por poder correr Flash, mas que mais tarde acabou por se confirmar quando a Adobe anunciou o fim do Flash para os equipamentos mobile.

Desde então que muitos acreditam que seria apenas uma questão de tempo para que o Flash nos desktops também tivesse os dias contados, e agora é o próprio Facebook que pede à Adobe para não adiar mais essa morte e que nos dê uma data definida para isso.


Espero que, seja qual for essa data, se arranje forma de se poderem continuar a executar alguns jogos clássicos em Flash; nem que seja através de um emulador de Flash a correr em HTML+JS (mas não que seja tão bom ao ponto de emular as suas vulnerabilidades. :)


Actualização: se usam Firefox, o mesmo já passou a bloquear o Flash até que a Adobe resolva as vulnerabilidades descobertas.

4 comentários:

  1. Afinal, o defunto sempre tinha razão.

    ResponderEliminar
  2. Fartinho de ter q fazer update manualmente a merda do flash, devia ser totalmente automático e mais, temos de clickar sempre que NÃO queremos o antivirus q tentam instalar! Dassss!!!!

    ResponderEliminar
  3. É sempre curioso ver o desespero dos haters quando algo que a Apple ou Steve Jobs preconiza torna-se realidade. 😉

    ResponderEliminar
  4. O Flash era "muito bom" enquanto não houvesse alternativa. Agora há. Kill it.

    ResponderEliminar