2015/07/15

Hacking Team usava rootkit que infectava BIOS UEFI


Os dados revelados pelo hacking à Hacking Team vão revelando um panorama cada vez mais aterrador e que concretiza os piores receios de todos os fãs das teorias de conspiração. Agora descobre-se que o seu malware usava um rootkit capaz de infectar a BIOS de um computador, para que permanecesse infectado mesmo após uma reinstalação completa do sistema.

A instalação de rootkits na BIOS era algo que já tinha sido referido por vários hackers e especialistas de segurança, mas que a maioria das pessoas pensaria ser daquelas coisas tão rebuscadas que ninguém estaria a por em prática. Afinal, temos agora a confirmação que está.

Pelo que é dito, a instalação deste rootkit implicaria o acesso físico ao computador, tendo que ser feito em vários passos - de forma semelhante ao processo de actualização da BIOS. Só que não fica posta de parte a possibilidade disto ser feito de forma remota, uma vez que muitos fabricantes disponibilizam ferramentas para o fazer a partir do próprio sistema e sem necessidade de entrar nos menus de configuração da BIOS.

Afinal parece que o "problema" dos fãs da teorias da conspiração não é imaginarem que há entidades empenhadas em espiar tudo e todos; mas sim poderem não conseguir imaginar coisas suficientemente rebuscadas que afinal já estão a ser usadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)