2015/07/19

Mercedes usa ruído para preparar ouvidos para o barulho dos acidentes


A Mercedes tem vários sistema de prevenção que tentam reduzir os riscos em caso de acidente, como parte do seu PRE-SAFE. O que poderiam não saber é que nas versões mais recentes este sistema até tenta preparar os nossos ouvidos para o barulho de um acidente.

O sistema PRE-SAFE da Mercedes faz coisas que se podem considerar lógicas quando detecta risco iminente de um acidente. Coisas como endireitar os bancos e colocá-los numa posição que minimize o risco para os ocupantes, fechando os vidros e tecto de abrir, fazendo a pré-tensão dos cintos de segurança, etc. Mas agora esse cuidados de prevenção vão passar a incluir a protecção dos nossos ouvidos com o Pre-Safe Sound.

Quando o automóvel detectar um acidente iminente, o sistema de som irá fazer soar ruído de estática a 85dB como forma de proteger os ouvidos contra o barulho mais elevado do acidente.

Este ruído súbito faz disparar o mecanismo de defesa que temos nos ouvidos, e que bloqueia temporariamente o som para proteger os nossos tímpanos. O valor de 85dB é elevado, mas não ao ponto de causar danos nos nossos ouvidos, e assim serve de preparação para bloquear o ruído potencialmente muito mais elevado que será gerado pelo acidente - nem que seja pela simples activação dos airbags, que pode gerar uma onda de pressão de 150 ou 170dB que nalguns casos (raros, felizmente) pode provocar perda de audição permanente.

O melhor mesmo será nunca ter oportunidade de comprovar a eficácia de tais sistemas, que é como quem diz: evitar os acidentes antes que estes mecanismos tenham que entrar em acção.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)