2015/07/09

Spotify incentiva utilizadores iOS a fugirem à comissão da Apple para pouparem dinheiro


A chegada do Apple Music vai obrigar o Spotify a mexer nos preços dos planos para famílias, mas mesmo antes disso acontecer o serviço de streaming já deu início a uma campanha que promete poupar dinheiro aos seus subscritores... sugerindo-lhes que fujam à comissão da Apple.

Num segmento como este, onde cada dólar faz a diferença, o Spotify (e outros serviços) vêem-se na ingrata situação de terem que pagar 30% de comissão sobre todos os pagamentos efectuados através da App Store, incluindo as assinaturas do serviço. Isto faz com que os assinantes do Spotify paguem $12.99 pelo serviço Premium quando fazem a subscrição através da App Store, em vez dos $9.99 que podem pagar se fizerem o pagamento "por fora".

Por isso o Spotify recomenda aos utilizadores que o façam, poupando esses 30% mensalmente, e disponibilizando um guia simples, com três simples passos, de como deverão proceder (desactivando a renovação automática na App Store e de seguida, no final do período subscrito, renovar o serviço premium sem ser pela App Store.)

É uma diferença que poderá evitar que muitos actuais utilizadores do Spotify se sintam tentados a mudar para o recém-lançado Apple Music (embora ainda permaneça a tal questão do preço bastante mais atractivo do serviço da Apple para famílias com até 6 elementos); e que também vem reacender a discussão sobre se será justo a Apple cobrar 30% sobre estas assinaturas, que lhe dão uma tremenda vantagem sobre todo e qualquer concorrente (se um utilizador optar por usar o Spotify com pagamento através da App Store, a Apple continua a receber os seus $3 sem ter que fazer nada.)

De qualquer forma, pior seria se nem sequer se tivesse a opção de fugir à comissão da Apple. Pelo que, para utilizadores do Spotify, a verdadeira questão é: porque motivo ainda não estavam a fazer o pagamento por fora, poupando o equivalente a mais de um trimestre de música por ano?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)