2015/07/09

Microsoft desiste dos Windows Phones?


O futuro parece sombrio para os smartphones Windows, a MS já assumiu uma perda de mais de 7 mil milhões de dólares na sua aventura com a Nokia, e os milhares de despedimentos que se aproximam parecem comprovar a teoria de que a Microsoft se dá por vencida na guerra pelo domínio dos dispositivos mobile, e que apostará apenas nas apps e serviços.

A Microsoft vai reestruturar a sua presença no segmento mobile, e há quem diga que isso é apenas uma forma simpática de dizer que vai deixar de apostar no lançamento dos seus smartphones (que o digam as mais de 7000 pessoas que vão ser despedidas nas áreas directamente relacionadas com os Windows Phones). A isso juntam-se as afirmações do novo CEO da Microsoft, que parece mais empenhado em garantir que os utilizadores tenham acesso aos serviços da Microsoft qualquer que seja o dispositivo (Android ou iOS) que utilizarem.

Não deixará de ser uma opção drástica... mas a verdade é que a Microsoft não pode despejar eternamente biliões e biliões para tentar mudar a realidade (veja-se o caso do Surface RT) - e volto a deixar a pergunta no ar: se a MS estava disposta a estourar biliões, porque motivo não o assumiu logo de início, lançando smartphones que fossem vendidos "a custo zero" com preço a público ultra-atractivos, que garantissem logo uma legião de utilizadores... em vez de se diversificar por todos os segmentos, com múltiplos modelos, demasiados (há alguém que se aventure a tentar referir todos os Lumia que foram lançados nos últimos 2 ou 3 anos?)

Claro que isto não passa de uma suposição, e faltará ver qual será mesmo a intenção da Microsoft com esta reestruturação. Poderá dar-se o caso de ser apenas um regresso às origens, de se focarem apenas num número reduzido de equipamentos (um económico, outro de gama alta a preço de gama média?), que possam servir de alicerce para o sector mobile Windows nesta era Windows 10 que se aproxima.

... Ficamos a aguardar com curiosidade para o saber.

6 comentários:

  1. Já há bastante tempo que referi que o WP era um morto à nascença. Muito por culpa das "políticas" desastrosas da MS nesse segmento. Parece que sempre tive razão.

    ResponderEliminar
  2. Steve Ballmer e Stephen Elop foram considerados por muitos na industria como os dois piores CEOs dos últimos anos, sem qualquer ideia de como funcionava o mercado da telefonia móvel e daquilo que estavam a fazer.
    Como tinham mais $$$, resistam mais tempo que a RIM, mas o resultado insignificante foi o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho mais que a Microsoft só está a organizar a sua linha de telemóveis. O objetivo da Microsoft é focar no software, e a mesma disse que ia manter todos os aparelhos atualizados por isso se continuasse a lançar tantos smartphones como tem vindo a fazer ia se tornar uma missão impossível. Por isso é possivel que no futuro lancem no máximo uns 5 telemóveis lumia por geração, talvez um 4XX para o mercado low-low-cost, 5XX no low-cost, 6XX para gama média e na gama alta dois modelos, um phablet e um Lumia Surface ou Lumia 9XX (apesar de achar que Lumia Surface seria um nome muito melhor. Ao mudar o nome iria torna-lo mais facilmente num produto ''de classe'' (ao estilo iPhone) algo que seria muito bom para ajudar as vendas tanto do top de linha, como dos modelos mais baratos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o seu comentário, aliás depois de ler isto: http://www.windowscentral.com/microsofts-restructuring-their-phone-business-was-necessary
      fiquei com essa ideia.

      Eliminar
    2. É precisamente um dos caminhos a seguir e que de resto parece ser aquele que Nadella já "traçou".

      Concordo também com o lançamento de 1 ou 2 smartphones topo de gama sob a marca Surface (um "normal" e um Phablet), já declaradamente o mercado é mesmo assim, vai pela relevância do nome e distinção de um produto. Essa seria paralelamente uma das formas de criar a tal "luz orientadora", não só nos consumidores como em toda a cadeia de distribuição. Afinal de contas uma pessoa vai à Fnac (ou outras) e vê os aclamados "Pro´s na área de Smartphones" a dizerem absolutas barbaridades acerca dos Lumias e do próprio OS Windows Phone.

      Tem-se falado muito do suposto sucessor do Lumia 930, o qual só chegará certamente quando sair o Windows 10 Mobile, o que faz todo o sentido. A Microsoft já garantiu que todas os esforços serão redireccionados para a plataforma Windows 10 Mobile após 29 de Julho (data em que é liberada a versão final do Windows), limando-se em forma acelerada todos os bugs que a versão de teste do OS móvel ainda possui na sua mais recente build 10162.

      Eliminar
  4. A carta aberta de há semanas de Satya Nadella deu aso a essas especulações, mas na sua mais recente "intervenção", ficou claro o distanciamento desse cenário.
    Sempre se soube que Bill Gates e Satya Nadella eram contra a aquisição da Nokia, talvez o motivo pelo qual as coisas foram tão morosas na conversão Nokia-Microsoft, perdendo-se meses de influência de um nome mítico e promovendo-se incertezas .

    Parece-me que o que ficou claro foi sim que a aposta no Windows 10 e realinhamento da oferta (Lumias) será o "derradeiro" esforço que a Microsoft fará para alavancar o Windows Phone (Windows 10 Mobile) conforme tem sido até aqui. Recorde-se que há mercados onde o Windows Phone consegue sensivelmente 15% de marketshare (sobretudo em parte da Europa e América do Sul e países outros emergentes) e outros onde não passa dos 2-5% (América do Norte, China, Japão...).

    Não verdade, o que seria da Microsoft sem um sistema operativo mobile/aparelhos próprios a médio prazo?. Será que se "safaria" apenas com o Office, Cloud e afins?.

    Se a Microsoft souber "fazer as coisas" e sem desvios, garantidamente alcançará uma distinção maior no mercado de Smartphones, à semelhança dos excelentes resultados obtidos com a linha Surface.
    Urge à Microsoft conseguir o sucesso dos seus Windows Phones no seu mercado caseiro (E.U.A), já que continua a ser o influenciador das massas globais, sendo paralelamente um daqueles que menos "responde" em vendas ás tácticas seguidas.
    Diga-se a verdade que o marketing da Microsoft nesta área também não é o melhor, mas apaixonado que sou por essa plataforma, tenho visto enormes melhorias nos últimos tempos.

    Uma coisa coisa não duvido, a combinação de Hardware "Nokia" com Windows Phone tem tudo para fazer sucesso, ou melhor, tem tudo para conseguir a sua exclusividade (mais acentuada da que já possui) e uma participação de mercado de acordo com as expectativas da Microsoft.
    Com as novidades anunciadas e outras em teste no Microsoft Insider de W10 Mobile (que sairá lá para Setembro, segundo rumores), o sistema agradará ainda mais a todos os seus seguidores e certamente ganhará um posicionamento de venda bastante mais eficaz e "direto ao cliente/mercado global", primando por uma exclusividade distinta de seus aparelhos um pouco à semelhança da Apple e por essa deriva, roubando ainda mais clientes aos seus concorrentes (sobretudo Android). :)

    ResponderEliminar