2015/07/07

The Verge suspende comentários


A manutenção de um ´"bom ambiente" não é tarefa fácil, não só nos espaços públicos físicos (que o digam os donos de cafés e outros espaços públicos), como também nos espaços públicos digitais desta internet. Por vezes, a única solução é drástica, como no caso do site The Verge, que optou por suspender os comentários aos seus artigos.

A decisão de suspender os comentários pode parecer excessiva, mas surge em resposta a uma crescente onde de ataques e negativismo que acaba por afectar não só os restantes leitores como todos os que contribuem para o site. Não me surpreende... pois foi precisamente aquilo que, aqui neste nosso cantinho, me fez acabar com os comentários anónimos.

Felizmente, nunca tivemos necessidade de chegar ao ponto de suspender completamente os comentários (espero que tal nunca venha a acontecer!) sendo que nesse caso as discussões passariam a ser feitas de forma exclusiva em locais como a nossa muito bem frequentada mailing list, ou redes sociais, onde mais facilmente se pode lidar com esse tipo de situações.

Por outro lado, embora seja natural que haja temas que causem maior polémica - nos EUA o caso do "Gamergate" e do sexismo tem sido tópico bastante "quente" e que dá origem a autênticas perseguições e assédio continuado - os comentários acabam por ser apenas um reflexo da sociedade actual, e onde muitas pessoas se viram para os comentários online como forma de libertar a sua raiva e frustração (para não falar nos casos em que o intuito é mesmo tentar levar alguém à "loucura", como fazem os chamados trolls.) Bastará passar na secção de comentários de alguns jornais online para se comprovar isso...

Se calhar, até seria uma ideia de sucesso: um site criado especificamente com o propósito de deixar que todos lá fossem comentar o que quisessem. (Como é frequente na internet... se calhar já existe... :)

11 comentários:

  1. "Se calhar, até seria uma ideia de sucesso: um site criado especificamente com o propósito de deixar que todos lá fossem comentar o que quisessem."

    Isto é o Twitter.

    ResponderEliminar
  2. o IMTT também se esqueceu de renovar o domínio.... já viram?? :P

    ResponderEliminar
  3. O iVerge teen vindo a perder qualidade e fulgor desde a saída de duas das suas principais estrelas.
    Os argumentos tendenciosos e sem base fundamentada não tem ajudado a melhorar o nível geral do site.

    Começaram bem, mas acho que se perderam em populismos gratuitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do iVerge...

      A Verge não é nada tendenciosa a favor da Apple, muito pelo contrário, tem vários artigos a criticar a Apple, e nas reviews, têm double standards... então se for Apple, é para piorar...

      Antigamente, era mais neutra, tinha muitos melhores jornalistas (Topolsky, David Pierce e Joanna Stern), mas saíram, ficou o "resto", e quem está à frente daquilo, o Nilay Patel, é dos piores trolls profissionais que anda aí...

      Mas se é para falar de tendências, então podes descartar a Verge, e tudo o resto, que a maioria são "notícias" sensacionalistas contra a Apple...

      Eliminar
  4. Anónimo7/7/15 21:49

    este lixo, o iVerge?
    https://www.youtube.com/watch?v=CI5xnkLk8IA

    lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha visto. Que incrível.

      Eliminar
    2. E por cá ainda falamos mal do PPLware

      Eliminar
  5. Alguém falou mal da Apple... Também não era preciso irem tão longe.

    ResponderEliminar
  6. Comecei a ir lá quando vi o review do Nexos One pelo Joshua, mas com o passar do tempo fui deixando de lá aos poucos. Conforme muita gente já reparou e comenta, são demasiado tendenciosos para o lado da Apple o que quer dizer que é um site apenas para satisfazer os Apple fans (não admira que tenham bloqueado os comentarios, um Apple fan a ler um comentário pode até ser levado a fazer uma pesquisa no Google se realmente existem essas outras coisas).
    Só quando já não há mais nada para ver online é que passo por lá (1 vez por mês).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou talvez tenha sido o reveiw do Galaxy Nexus:
      http://www.theverge.com/2011/11/17/2568348/galaxy-nexus-review

      Eliminar
  7. Já existe o Faceboook onde as pessoas vão vomitar tudo o que lhes apetece nos comentários dos canais noticiosos

    ResponderEliminar