2015/07/07

Remodelação do OLX deixa utilizadores em fúria


O OLX estreou uma plataforma renovada no início do mês, mas como frequentemente acontece... nem todos estão satisfeitos com a mudança. Muitos utilizadores não poupam críticas, dizendo que o site está bastante pior do que estava dantes.

O OLX está no top 10 dos sites mais visitados em Portugal, e seria de esperar que qualquer remodelação fosse feita com bastante cuidado. Infelizmente, não parece ter sido o caso - pelo contrário, o novo site chegou com bastantes bugs e perda de informação (por exemplo, utilizadores que perderam todos os favoritos que tinham marcado) e sem a implementação de uma das características mais pedidas: um sistema que permitisse dar o feedback dos vendedores.

Os utilizadores do site descobriram também que muitas das mensagens que enviavam (ou lhes eram enviadas) desapareciam misteriosamente, ou chegavam com dias de atraso - arruinando por completo os seus negócios - e todo o processo de publicação de anúncios esta sujeito a frequentes erros. Quanto à pesquisa, função fundamental para um site de vendas, também parece ter piorado.

Como seria de esperar, foram os clientes pagantes que se sentiram ainda mais atingidos, quando descobriram que os seus destaques pagos não tinham afinal direito a destaque; situação complicada ainda mais pela ausência de um número de telefone de contacto, como o que existia anteriormente, e que agora limita a forma de contacto a formulários no site, que parecem não ter direito a respostas atempadas.


Um salto ao Facebook do OLX revela mais de 300 comentários à remodelação... e nenhum deles (que tenha conseguido encontrar) é positivo.


Falta agora saber se todas estas questões irão ser resolvidas, ou se os utilizadores aprenderão a viver com estas "características" do novo OLX. Para além do mais, não é como se pudessem fugir para outros sites alternativos (o OLX absorveu-os praticamente a todos).

10 comentários:

  1. Anónimo7/7/15 22:20

    isso é porque quem tá mal faz barulho. e quem está bem fica calado. 300 comentarios no universo do OLX não é nada de especial.

    infelizmente na internet é assim. os haters levamtam muito pó

    ResponderEliminar
  2. Não é uma questão de haters ou de lovers. É mesmo uma questão de incompetência. O site, a app., o sistema de troca de.mensagens, piorou tudo. Até o desenho da app piorou.

    ResponderEliminar
  3. Piorou e muito mesmo. É inconcebível que isto já esteja assim há 6 dias e aparentemente ninguém faz nada....
    Enfim, é de borla, para alguns e como esses são a maior parte é usar, comer e calar.
    Quanto aos que pagam... se calhar deixarão de pagar. Infelizmente, as alternativas que existiam são poucas...
    É uma pena porque se eles fossem fazer um pequeno questionário de opinião aos utilizadores, provavelmente muitos pagariam para ter o feedback!
    Eu uso a versão gratuita, mas pagaria algo (por exemplo como no Amazon - não há almoços grátis!) razoável, para ter um sistema decente de feedback e verificação de utilizadores e negócios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se querem feedback, vão para o coisas.com, isto no caso Português, senão saltam para o ebay, etc...!

      Eliminar
    2. Infelizmente nao tem tanta visibilidade.
      Tenho lá conta :)

      Eliminar
    3. Pois nisso sem duvida.

      Também tenho lá conta e 476 pontos de feedback positivo a 100%. :-)

      Desde que se começaram a cobrar de comissões, eu também deixei de vender lá muita coisas, principalmente produtos de valor elevado, como é o caso de consolas e smartphones, etc...!

      Eliminar
  4. Acho que o OLX está mais user friendly. Apenar de se demorar cerca de 2/5 segundos adicionais gosto bastante do layout. Consegue dar mais destaque aos negócios (pagos pelo user)

    Acho que não está assim tão mau, mas nota-se que isto não é um programados a falar. Quando fazemos um programa existem sempre bugs !!! Não acredito em perfeccionistas. Mas futuramente deve ser corrigido.

    Acho que o OLX deveria ter um campo para feedback, para percebermos com quem lidamos. (apesar de nunca ter nenhuma queixa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente os programas (onde se incluem os sites) são testados antes de serem lançados para o mundo "real"...
      Ainda para mais quando temos tanta gente a utilizar o site, é sempre fundamental testar. Não acredito que tanto erro signifique apenas que os tester's eram maus...
      Acredito mais que existia pressão da data e foi um "all-in" para ver se safava. À la Tuga!

      Eliminar
  5. MUITO PIOR. Era fácil, direto e intuitivo. Agora??? Não melhorou em nada só para pior.
    E só cobram...... Mudei para o custo justo, Tem menos visibilidade mas no problema.

    ResponderEliminar
  6. Meus contatos cairam quase 100 %

    ResponderEliminar