2015/07/24

Windows 10 partilha as passwords das redes WiFi com os nossos contactos e amigos do Facebook


Já estamos em contagem decrescente para o lançamento oficial do novo Windows 10, mas vão-se descobrindo também algumas opções que irão certamente causar alguma preocupação: como o facto do Windows 10 partilhar as passwords das redes WiFi com os nossos contactos e amigos do Facebook.

Todos sabemos que hoje em dia a dependência da internet é tal, que uma das primeiras coisas que se faz quando se chega a casa de algum amigo ou conhecido, é pedir a password para ter acesso à rede WiFi. Por essa perspectiva, esta ideia da Microsoft e do seu WiFi Sense, de permitir partilhar as passwords de acesso às rede WiFi entre amigos, até pode parecer interessante, e levada ao extremo permitiria criar uma rede bastante alargada de pontos de acesso para nos dar internet em todo o lado - mas a sua implementação irá certamente causar calafrios.

Para quem instalar o Windows 10 de raiz, sempre que se ligar a uma nova rede WiFi pela primeira vez verá a opção se deseja partilhar essa rede com os amigos. O problema é que para quem fizer upgrade, todas as redes para as quais já tivermos passwords guardadas, passam a estar automaticamente partilhadas sem que seja feita qualquer pergunta. Ou seja, qualquer um dos vossos contactos no Outlook, no Skype, e amigos do Facebook, passará a poder ligar a qualquer uma das redes WiFi a que já se tenham ligado.


É um pormenor que deveria ter sido melhor gerido pela Microsoft; e de qualquer forma, para quem tiver acumulado um número considerável de contactos no Outlook, Skype, e Facebook (praticamente toda a gente?) parece-me um bocado excessivo partilhar este acesso às nossas redes WiFi - mesmo com as passwords encriptadas.

Por isso, quando se mudarem para o Windows 10, convém darem um salto às definições do Wi-Fi sense (Wi-Fi—>Network settings—>Manage Wi-Fi settings) e desactivarem as opções adequadas.

5 comentários:

  1. O WP 8.1 também faz isso (partilhar as senhas), pelo menos no meu Lumia 640 faz.
    No WP 8.1 pode ser desactivado rede a rede, mas o ideal seria mesmo a Microsoft levar as definições de partilha na actualização ou na impossibilidade de automatizar deveria deixar inactivo e na primeira utilização perguntar.

    Atenção que isto só é importante no caso das redes privadas de empresas em que não haja controlo de dispositivos ou nas redes domésticas configuradas "à balda" pois a senha não estará acessível aos utilizadores, apenas será guardada na lista das ligações de forma encriptada.
    Com isto não estou a querer dizer que é correcta ou segura esta solução "atamancada" da Microsoft.

    ResponderEliminar
  2. Primeira coisa que desabilitei assim que instalei o W10 no meu pc..
    Uma coisa é eu poder partilhar redes wireless ao estilo MadicMagic, outra totalmente diferente é partilhar de forma automática com todos os meus contactos.... NOPE MESMO

    ResponderEliminar
  3. Esta partilha é um pouco diferente de dar a senha a alguém, uma vez que a senha não fica visível. Simplesmente quando um amigo (ou o mundo, no caso da partilha com os amigos do face) chegar a uma rede conhecida, o dispositivo dele liga-se automaticamente à tua rede, sem que ele nunca veja a senha. É selecionável rede a rede, há redes que posso querer partilhar, como a do café ao lado da minha casa, outras que posso não querer partilhar (casa ou trabalho). É uma feature interessante, mas que poderá ter problemas de segurança uma vez que alguém poderá encontrar onde a senha fica escondida. Num mundo perfeito, poderiamos saltar de rede em rede sem nunca introduzir uma senha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que não me parece que seja necessário mais que um par de semanas para que algum hacker lance uma ferramenta de "desencriptação" das passwords. (Podem estar encriptadas, mas o sistema tem que as poder desencriptar para as usar na ligação à rede WiFi.)

      Mas sim, ultimamente, a ideia é boa... sendo agora uma questão apenas de a usar de uma forma que não seja abusiva.

      Eliminar
  4. A ideia seria interessante num mundo ideal onde todos os AP's teriam 2 SSID, um privado e outro para convidados.
    Mesmo que o amigo não possa ver a password, se calhar não quero que aceda à minha rede. Portanto. NOPE

    ResponderEliminar