2015/08/09

BMWs vão mostrar o tempo para mudança de sinal nos semáforos


Não há nada mais frustrante do que apanhar uma série de semáforos a ficarem sempre vermelhos quando nos aproximámos. Para quem tiver um BMW, isso poderá em breve ser minimizado graças uma parceria que permitirá ver o tempo que falta para a mudança do sinal.

Num futuro perfeito, os semáforos serão sinal de uma relíquia desnecessária do passado, com todo o trânsito de veículos sem condutor a fluir de forma mais eficiente possível, mesmo através de cruzamentos. Mas, até que isso aconteça, bem que agradecemos todas as ajudas que puderem ir sendo dadas, como esta informação em tempo real sobre o estado dos semáforos.

O sistema da app EnLighten funciona interligando-se com as redes de gestão de semáforos de algumas cidades (infelizmente, não parece haver nenhuma cidade portuguesa contemplada), e apresentando o tempo que falta para que um semáforo fique verde ou vermelho, permitindo uma melhor gestão da forma de condução.

Há muito que digo que este tipo de informação deveria esta disponível e integrada com os sistemas de navegação. Quantas vezes não se poderiam poupar valiosos minutos ao optar por um caminho alternativo que evitasse semáforos com longos tempos de paragem? E isto não se deveria aplicar apenas aos semáforos, mas também às passagens de nível, que muitas vezes passam dezenas de minutos fechadas e onde potencialmente se justificaria dar uma volta mais longa, mas que nos faria chegar ao destino mais rarpidamente.

3 comentários:

  1. O que mais me irrita nos semáforos é o facto de maior parte não ter sensor, um gajo está a chegar, muda para vermelho e não passa nenhum carro no tempo que lá estamos, podiam ter um sistema que só mudava para vermelho se tive se carros do outro lado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode testar semáforos com sensores na Alta do Lumiar (zona nova) ou no Parque das Nações... Mas com uma câmara destas só o lobbie imobiliário conta. Nas cidades mais pequenas muitas vezes manter os semáforos é um suplício, quanto mais ter essas modernices do Norte da Europa...

      Percebo bem o que diz, mas cá fazemos mais de 70% das viagens com carro próprio, sinal do "desenvolvimento" que temos a A8 e A1 só para dizer adeus a quem vai na outra autoestrada.

      Falasse muitas vezes em carros autónomos, Portugal está sequer interessado nisso?

      Quem defende os carros autónomos aceita que haja quem queira continuar a conduzir, ou pensam que deva ser tirado isso aos humanos (já que comentem mais erros, etc...)?

      Eliminar
  2. Viseu tem bastantes semáforos com o display a indicar o tempo restante, bastava aplicar o mesmo nas restantes cidades.

    ResponderEliminar