2015/08/09

Cientistas criam o primeiro laser branco "prático"


Os cientistas deram mais um passo no sentido de aproximar os lasers daquilo que já tão bem conhecemos nos LEDs: o de poderem ter qualquer cor que se deseje.

Os LEDs RGB já são algo que se pode considerar banal, e que deixam qualquer pessoa escolher precisamente qual a cor que deseja obter. Nos lasers, a coisa é bem diferente, e até pode parecer um pouco estranha, uma vez que os lasers emitem apenas uma cor "pura", e o branco é algo que é resultante da combinação de vários comprimentos de onda.

Há vários anos que os cientistas têm explorado formas de sintonizar os lasers para obterem diferentes cores, e na verdade já conseguiram criar um laser branco combinado quatro lasers; mas isso implicava o uso de equipamento volumoso, que não seria de grande utilidade prática para aplicações reais. Serviu no entanto para demonstrar que a luz laser branca era visualmente "confortável", abrindo a perspectiva de que no futuro até pudesse vir a ser utilizada para iluminação, com eficiência superior à dos LEDs.

É precisamente nesse sentido que este novo laser branco segue, ao ser feito num único módulo de tamanho ultra-reduzido, e que permite que se seleccione a cor do laser desejada - tal como se faz com um LED. As potencialidades são muitas, incluindo a sua utilização para sistemas de comunicação por luz, mas por agora ainda há muitos anos de trabalho pela frente até que estes desenvolvimentos se transfiram para produtos comerciais - mas cá ficamos à espera... e podem começar por uma "caneta laser" com cor seleccionável. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)