2015/08/28

Chrome vai suspender reprodução automática de vídeos até se visitar a página em questão


O Google tem feito os possíveis por tornar o seu Chrome mais eficiente, e agora adicionou-lhe uma funcionalidade que será do agrado de todos os que já tiveram que fazer trabalho de detective para descobrir que página do browser é que estava a fazer barulho.

O Chrome já indica que páginas é que estão a reproduzir vídeo/música com um icon da tab, mas isso não impede que se possam apanhar alguns "sustos" com páginas que se abram em background e que tenham publicidade abusiva com música ou outros sons que parecem concebidos especificamente para arreliar os utilizadores. Isto torna-se também bastante frequente para aqueles que costumam ter dezenas de páginas abertas no browsers, e que depois de um reboot ou actualização, voltam a abrir essas dezenas de páginas de uma vez... podendo dar origem a um "coro" de publicidades sonoras indesejadas.

Mas isso em breve será uma coisa do passado, pois foi feita uma alteração que é simples mas será eficaz para resolver esta situação: os vídeos só começarão a ser reproduzidos após visitarmos a página e a colocarmos em primeiro plano.

Ou seja, se abrirmos o Chrome com dezenas de tabs, cada uma delas com um vídeo do YouTube, já não teremos que andar a percorrê-las, uma a uma, para fazer pausa nos vídeos. Os vídeos, ficarão automaticamente suspensos até ao momento em que se visite a página pela primeira vez.

... Não precisam ficar preocupados com a questão de usarem o YouTube (ou outro serviço) para ouvirem música enquanto visitam outras páginas. Isso continuará a ser possível. O único requisito é que tenham que visitar a página do YouTube onde vão seleccionar a música que querem ouvir, e a partir daí o vídeo continuará a ser reproduzido da forma habitual, mesmo que minimizem essa página e continuem a fazer outras coisas.

3 comentários:

  1. Isto é útil. Eu uso uma extensão para fazer isto no youtube de tão útil que é. Permite ir procurando vídeos e ir clicando para abrir num novo separador sem que eles começem logo a reproduzir.
    Com esta alteração podemos ter essa funcionalidade em qualquer website.
    E já agora, esta é uma daquelas inovações às quais a gente tem que dizer "porque é que ainda ninguém se tinha lembrado disto :)".

    ResponderEliminar