2015/08/03

Férias 2015


Cá estamos novamente naquela altura do ano em que grande parte dos portugueses migra em direcção aos seus locais favoritos para regenerar energias para o resto do ano, e o Aberto até de Madrugada não é excepção.

Cá faremos todos os possíveis para que a programação siga inalterada e continuem a ter os artigos diários habituais que vos fazem passar por cá; mas não estranhem se surgir algum imprevisto ou lacuna... nem sempre as coisas correm tão bem como se deseja.

Para aqueles que ainda vão partir, resta-me desejar que utilizem a tecnologia da melhor forma para evitar dissabores. Como felizmente o Waze fez por mim, alertando-me para uma "ligeira" fila com cerca de 20Km(!) que assim fui capaz de evitar (por sugestão dele) e não ter o primeiro dia de férias passado a desesperar num pára-arranca interminável.


Infelizmente, parece que houve muitos outros wazers que não conseguiram evitar a fila, ou - pior ainda - decidiram não acreditar no que o Waze lhes dizia. (Na imagem, eu e mais alguns wazer a seguir pela estrada alternativa, enquanto na A2 estava tudo entupido.)


Chegado ao destino, o outro ponto "crítico", a ligação à internet. Vergonhosamente, os hotéis parecem continuar a tratar o WiFi como mais uma forma de extorquir os clientes. No meu caso, o acesso WiFi é gratuito, mas feito através de códigos que têm que ser levantados na recepção, para introduzir no portal de login, e que nos dão uns fantásticos 500MB de dados, após os quais temos que ir pedir outro código. Escusado será dizer que redes de hotéis não me inspiram confiança nenhuma (só as utilizaria no caso de não ter mesmo qualquer outra alternativa - o que felizmente não é o caso.)

Fazendo um teste rápido no Speedtest no smartphone, eis que me dou com a boa surpresa de obter estes valores na Vodafone em 4G.



Valores de 63Mbps de download e 48Mbps de upload não só são excelentes, como são capazes de envergonhar em muito a velocidade de download que muitos têm em fibra ou cabo.

Espero não precisar de lhes dar uso muitas vezes (afinal... são férias, certo?) mas é bom saber que se for necessário, não haverá falta de Megabits por segundo à discrição. :)

2 comentários:

  1. Carlos boas ferias, e só te faço uma sugestão, se quiseres fazer speedtest sem gastar dados podes usar a aplicação MyVodafone.

    ResponderEliminar
  2. Já parecem as velocidades de 50Kbps com que a NOS recentemente me brindou por esses lados. #not

    ResponderEliminar