2015/08/28

Microsoft Snip deixa criar capturas de ecrã animadas e com som


Por vezes uma captura de ecrã pode valer por mil palavras, mas há situações onde mesmo isso não é suficiente para transmitir o que se quer. É aí que entra este Snip da Microsoft, que permite fazer anotações animadas sobre uma captura de ecrã, e juntar-lhe som.

A Microsoft há muito que se tem dedicado a criar ferramentas que facilitam o uso de um computador/tablet como autêntico caderno digital (com o OneNote, por exemplo), e pode dizer-se que este Snip é uma extensão desse desejo.


O Snip começa por ser uma simples ferramenta de captura de ecrã, que nos deixa guardar qualquer janela ou selecção de ecrã que se deseje; mas o que o distingue é aquilo que permite fazer a seguir. Depois de se fazer a captura da parte do ecrã pretendida, podemos fazer anotações, escrevendo ou desenhando sobre ela, e também fazer a respectiva narração do que se pretende explicar.

O resultado é uma captura de ecrã que em vez de ser uma imagem estática, é um vídeo que recria aquilo que se desenhou e disse, facilitando as explicações para todas as situações em que uma simples imagem estática não é suficiente - como se pode ver nos exemplos que se seguem.






1 comentário: