2015/08/05

MPAA continua a exigir bloqueio em massa de sites - como se a SOPA tivesse sido aprovada


Em 2012, para muito desagrado da MPAA e outras entidades, a SOPA e PIPA foram chumbadas pelo Congresso norte-americano. Infelizmente, a MPAA parece preferir imaginar que tal não aconteceu, e a exigir o bloqueio em massa, como se essas leis tivessem passado.

Proibir o acesso a um site é algo que já pode ser feito com ordem dos tribunais, mas era algo que leis como a SOPA e PIPA iriam facilitar, dando um poder quase absoluto à MPAA sobre o que se poderia ver ou não na Internet. A contestação pública foi de tal ordem que essas leis não foram aprovadas, mas isso em nada tem impedido a MPAA de fazer o mesmo tipo de exigências que poderia fazer caso essas leis tivessem passado.

A MPAA não só quer que os operadores norte-americanos bloqueiem o acesso a determinados sites indesejados, mas que esse bloqueio seja feito a nível de toda a internet e por qualquer meio, afectando também todos os sites com eles relacionados, sistemas de publicidade que estejam a usar, e todo e qualquer método de pagamentos que possa existir.

Basicamente... querem decidir quais os sites é que os utilizadores poderão visitar... desde que tenham o seu "selo de certificação". Esperemos que os tribunais lhes relembrem que não basta sonhar que uma lei tenha sido aprovada para se poder fazer aquilo que ela permitiria fazer... se não tivesse sido chumbada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)