2015/08/10

OverType - um simulador de máquina de escrever "das antigas"


Poucas vezes se dá valor às coisas que se têm como garantidas; e uma delas é a facilidade com que actualmente se escreve usando um teclado e um computador. Este OverType é um simulador de máquina de escrever que nos faz regressar ao passado das máquinas de escrever mecânicas.

O metralhar das máquinas de escrever mecânicas tem o seu encanto (para os mais nostálgicos), mas com isso chegam também inúmeros pormenores que não deixam quaisquer saudades. Para começar, a complicação que era corrigir qualquer engano, ou a dificuldade de fazer com que qualquer reajuste da linha ficasse no ponto correcto (já para não falar no simples pormenor de conseguir inserir a página perfeitamente na vertical, de modo a que não se ficasse com o texto a "descair".)

Junte-se a isso a relação directa entre a intensidade da cor do texto e a força com que se carregava nas teclas, e a alta possibilidade de se acabar com um emaranhado de hastes encravadas se se tentasse escrever depressa demais, e começamos a relembrar-nos que as nossas memórias nostálgicas talvez sejam melhor permanecerem apenas como memórias.

Este OverType simula tudo isso e mais, mas também nos faz recordar boas memórias, como a possibilidade de facilmente escrevermos coisas sobrepostas, que já permitiam fazer algumas habilidades como desenhar um cifrão ($) escrevendo um S com uma | por cima.

2 comentários: