2015/08/08

Path Tracing - a resposta da Disney ao Raytracing


A Disney não é uma empresa que se limita a fazer "bonecada", tendo ao longo dos anos feito inúmeros avanços em diversas áreas da animação e processamento de imagem. O Hyperion é o seu mais recente renderer, e que recorre ao Path Tracing para criar imagens de alto realismo.

Transformar um monte de objectos digitais numa imagem que possa parecer real, não é fácil. Por muito que a tecnologia tenha avançado ainda conseguimos facilmente detectar quando estamos a olhar para imagens de um jogo de computador (por exemplo), mas há técnicas de rendering que tornam essa distinção mais difícil, como é o caso do ray tracing, que tenta calcular todo e cada raio de luz para criar impressionantes imagens digitais onde todos os reflexos parecem reais.

No caso da Disney, essa técnica foi melhorada, resultando nisto que chama de Path Tracing, e que permitiu a criação de filmes como Big Hero 6, com o seu herói translúcido.


6 comentários:

  1. Carlos por favor ao menos vê o vídeo antes de escrever. Ray-tracing é totalmente capaz de criar imagens completamente realista, porque como o vídeo diz é uma recriação da realidade, o realismo é só o resultado da quantidade de trabalho que os artistas e modeladores estejam dispostos a simular, bem como o tamanho e tempo disponível de render-farm. O que este path view é é simplesmente mais uma de incontáveis técnicas existentes de otimização de raytracing
    Ray tracing não tem nada a haver com OpenGl ou DirectX por isso nem fales em jogos, porque são tecnologias completamente diferentes. O ray tracing porque simula a luz é completamente capaz de simular objetos transparentes com as respetivas caracteristicas físicas.

    Só para teres uma ideia do que é possível deixo um vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=HjHiC0mt4Ts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que foste tu a não ler o que escrevi. Ou a saltar demasiado nas conclusões.

      Eliminar
    2. E o vidro que das como exemplo... Já por cá passou, o ano passado. :)

      http://abertoatedemadrugada.com/2014/10/rosto-digital-cgi-ja-passaria-por.html

      Eliminar
    3. *video (damn autocorrect)

      Eliminar
    4. Pior Carlos, se já tinhas passado o video relatado então o que escrevestes faz ainda menos sentido. E ainda reli para ver se tinha percebido mal. Mas não continuo a ler que. Segundo a tua interpretação é impossível criar imagens photorealistas em cgi . que objectos traslucidos são uma coisa nova e que esta tecnologia da Disney produz melhores e mais realistas resultados que o raytracing.

      É que vídeo não diz nada disso. Trata-se apenas de um tipo de optimização que btw até o blender tem.

      Eliminar
    5. Como disse, parece-me que estas a tentar inferir coisas que não disse. Ninguém falou que é impossível criar imagens fotorealistas em CGI, o que digo é que embora nuns casos seja fácil detectar imagens CGI, "há técnicas de rendering que tornam essa distinção mais difícil, como é o caso do ray tracing". (embora nada impeça que se faça foto-realismo desenhao à mão, para demonstrar que não é exclusivo do raytracing... )

      Também não digo que o ray tracing é algo de novo, apenas que "No caso da Disney, essa técnica foi melhorada, resultando nisto que chama de Path Tracing".

      Por isso mesmo, não percebo o que é que achas que não faz sentido...

      Eliminar