2015/08/16

Tatra 87 - o carro checo que mudou a guerra


O fascínio pelos automóveis é algo que transcende gerações, e por vezes isso acaba até por influenciar o rumo da História, como aconteceu com o Tatra 87 durante a segunda guerra mundial.

O Tatra 87 era um carro checo que se poderia considerar um super-carro na sua era. Com um motor V8 de 3.0L e 85cv, conseguia atingir os 160Km/h graças às suas formas aerodinâmicas - algo que os seus concorrentes só conseguiam fazer à custa de motores com o dobro da cilindrada... e dos consumos.

Com o seu design futurista e as suas prestações, este carro depressa se tornou no veículo preferido dos oficiais alemães, que o consideravam o carro perfeito para as suas autobahns. O problema é que, com a maioria do seu peso sobre o eixo traseiro, a sua estabilidade deixava bastante a desejar quando chegava altura de dar as curvas, particularmente a alta velocidade - algo que teve como efeito centenas de acidentes que vitimaram um número idêntico de oficiais nazis, servindo indirectamente para ajudar as forças aliadas durante a guerra.

Outra curiosidade.... se acham o carro estranhamente parecido como o icónico VW "carocha" de Ferdinand Porsche, tal não é por acaso. Porsche foi mesmo buscar a sua "inspiração" (leia-se: copiar o design) a este Tatra 87, tendo sido processado pela marca checa e obrigado a pagar 3 milhões de marcos de indemnização nos anos 60.

Actualmente, estes carros valem mais de 100 mil euros para os coleccionadores e apreciadores dos carros com História.


2 comentários:

  1. Por favor, metam atalhos directos para os artigos nas imagens da página inicial. É muito mais intuitivo que ir à procura do botão "Ler Mais"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes clicar no título do artigo que faz o mesmo efeito.

      Eliminar