2015/09/20

Bicicletas públicas em Londres passam a ter lasers para maior segurança


Circular nas bicicletas públicas "Boris" em Londres vai passar a ser mais seguro, graças à ajuda dos lasers.

Se estão a pensar num complexo sistema de detecção 3D usando lasers, não é caso para tanto, a solução é bem mais simples, mas nem por isso menos eficaz. Considerando que um dos maiores problemas para quem circular de bicicleta é ser visto pelos condutores de automóveis (particularmente à noite), estas bicicletas estão a ser equipadas com um sistema laser que projecta o símbolo de um ciclista cerca de seis metros mais à frente.

Com isto aumenta-se drasticamente o nível de visibilidade e de percepção de que está por perto uma bicicleta, com a vantagem de potencialmente permitir "vê-la" a tempo de evitar qualquer acidente. Segundo alguns testes, este novo sistema permite uma visibilidade cerca de 100% superior ao uso das luzes LED convencionais.

Por agora este sistema laser será aplicado apenas em 250 bicicletas, para uma fase de testes que durará cerca de 10 semanas. Se os resultados forem positivos, como se espera, o sistema deverá se aplicado a todas as 11500 bicicletas "Boris" em circulação. (E não se preocupem com a necessidade de baterias e recarregamentos... a energia para este sistema de projecção laser é gerado pelo movimento da própria bicicleta usando um dínamo.)

1 comentário:

  1. Era tão mais simples e eficaz reduzir a velocidade dos automóveis na cidade.

    ResponderEliminar