2015/09/03

EDP está a oferecer tomada inteligente grátis que poupa electricidade


A EDP está a oferecer gratuitamente um bloco de tomadas inteligente com o qual poderá poupar dezenas de euros em electricidade por ano, e tudo o que tens que fazer é pedir a tua antes que esgotem na tua área - sendo a oferta válida mesmo para clientes de outros fornecedores de energia.

Esta é uma daquelas extensões com tomadas múltiplas que conta com inteligência acrescida para cortar completamente a energia às tomadas com base no consumo do equipamento instalado na primeira ficha; e a EDP estima que possa resultar numa poupança de 44 euros anuais no caso de um computador tendo como periféricos um monitor, impressora, modem, e colunas.



Ou seja, quando ligam o computador (ou dispositivo ligado na primeira tomada), é activado o fornecimento de energia às restantes tomadas; quando o desligarem, será cortada a energia a todos os restantes dispositivos, evitando ter que ligar e desligar manualmente esses aparelhos, e evitando também os indesejados consumos em standby que facilmente se vão acumulando e acabam por representar dezenas e dezenas de watts (e euros) gastos sem qualquer necessidade.

Esta iniciativa da EDP insere-se no ambito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos; e está limitada a 90.000 unidades sujeito a rateio por distrito. A oferta destina-se a todos os consumidores domésticos de energia eléctrica, independentemente do seu fornecedor de energia, em Portugal Continental.


[Publicado originalmente na A Minha Alegre Casinha]

24 comentários:

  1. Só pode participar quem tem contrato de fornecimento de energia?
    Onde vivo, apesar de ser 2 agregados familiares, apenas existe um contrato de fornecimento de energia. Apenas o titular desse contrato pode participar?

    ResponderEliminar
  2. A iniciativa parece ser boa, mas, existe sempre um mas, porque razão é que não oferecem as tomadas que tem o interruptor, estas sim tem poupança pois carregando no mesmo este corta a corrente na totalidade, mas o que a EDP oferece é uma tomada que ela própria consome electricidade, sim 0.25w de consumo tem a tomada que oferece, são 6w/dia, 2190w por ano. Ora 2.19kw ano vezes 0.17cent o kilowatt dá 0.37centimos por ano por consumidor o que não é nada, mas a edp dá 90 000 tomadas. 90 000 vezes 0.37centimos dá 33507.00euros que a edp passa a receber a mais por ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 33507€...não chega para pagar a campanha de marketing...
      Noutra perspectiva...compramos uma tomada inteligente por 0.37€/ano...

      Eliminar
    2. A questão é que as tomadas com interruptor acabam por não ser usadas devido à (falta de) comodidade. À 2ª ou 3ª vez que alguém tiver que se levantar do sofá para ir ligar a coisa, e depois no fim lembrar-se de a ir desligar, aquilo acaba por ficar sempre ligado. Um sistema deste tipo evita essa situação, e mesmo gastando uns cêntimos de electricidade por ano acaba poupar dezenas de euros.

      Eliminar
    3. onde foi buscar esse valores de consumo da tomada?

      Eliminar
    4. Está na FAQ no site da EDP, na secção de características técnicas:

      Potência em Standby: < 0,25W

      Tomadas: 1 principal e 4 secundárias
      Comprimento do cabo: 1m
      Proteção para crianças: Sim
      Tensão: 220-240V~/50Hz
      Potência Máxima para as tomadas secundárias: 1600W
      Potência Máxima total (tomadas principal e secundárias): 2400W

      Eliminar
    5. Lamento mas o que você vai poupar anualmente, compensa em muito essa despesa acrescida que tinha mencionado. Por isso deixe dessas atitudes e aceite a evolução, e o mais importante sendo grátis.

      Eliminar
  3. Como faço para obter?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clicando no link que está no artigo e fazendo o pedido no site da EDP.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Estas tomadas são excelentes ideias pois mesmo que consumam um pouco, certamente será muito menos do que pseudo "standbys" de 30w. O problema é que já estão esgotados. Sabem onde se podem adquirir este tipo de produtos? Só vi este tipo de tomadas mas com entrada inglêsa.

    ResponderEliminar
  7. A minha questão é que para é que serve aquele pequeno sensor ? Respostas por favor

    ResponderEliminar
  8. Já pedi esta tomada inteligente no incio deste mês e até agora não recebi nada, só tretas! Ninguém dá nada de graça!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá mais uns dias. Aqui já chegou, e na mailing list são também dezenas de pessoas que dizem já ter recebido.

      Eliminar
    2. E entregam como ??? Espero que não seja uma entrega feita por eles mesmos daquelas em que quando não está ninguém em casa nem deixam um aviso!

      Eliminar
    3. Correio normal. Nuns casos têm entregue directamente, noutros deixam o papel para ir levantar ao posto dos correios.

      Eliminar
  9. Já participei na 1º fase e recebi uma... já não tenho direito a esta :(

    ResponderEliminar
  10. Pois. Concurso válido para quem nunca usufruiu.

    ResponderEliminar
  11. Eu recebi uma mas não sei como usa-la porque quando ligo alguma coisa desliga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinha no papel o processo de "calibração inicial" para a tomada aprender qual o nível de consumo do aparelho master que controlará as restantes fichas. (Lembro-me que não era lá muito intuitivo, mas calibrei/testei com aparelhos de diferentes potências e funcionava como devia.)

      Eliminar
  12. Não usufrui da primeira vez, pelo que desta não escapa. Demora +- quanto tempo a entrega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi na primeira fase... 2 ou 3 semanas depois.

      Eliminar
  13. O cidadão está tão desprotegido em situação de monopólio da energia que não confia em nada e está sempre em estado compreensível de desconfiança. Já não confio em nada...mas gosto de saber se alguma coisa me torna a vida mais fácil...

    ResponderEliminar