2015/09/30

Google Photos melhora álbuns partilhados e pesquisas mais complexas


O evento do Google foi dominado pelos novos Nexus 5X e 6P, mas houve ainda espaço para o Google nos mostrar algumas melhorias que chegarão ao Google Photos.

O Google Photos é o serviço com o qual o Google pretende "arrumar a casa" e centralizar, de uma vez por todos, os diferentes serviços que tinha e que remontam ao velhinho Picasa e os seus web albums; e que se tem tornado no melhor amigo de todos os que têm aversão a gerir manualmente as suas fotos. Com o Google Photos basta atirar tudo para lá, e deixar que seja o Google a ter o trabalho de organizar tudo, indo ao ponto de criar colagens e até montagens vídeo divertidas, sem nos preocuparmos com isso. Mas... há ainda coisas por fazer.

Em breve, o Google Photos vai contar com uma gestão melhorada dos álbuns partilhados, permitindo que os membros de um álbum recebam notificações quando alguém lá adicionar novas fotos (uma funcionalidade que funcionará ao estilo dos álbum partilhados do iCloud do iOS, mas que neste caso estará disponível em todas as plataformas e não apenas entre dispositivos iOS). Cada foto terá também uma pequena indicação de quem a tirou, facilitando o processo de organização das mesmas.

No capítulo do reconhecimento das imagens também teremos novidades (embora na Europa o Google não tenha activado o reconhecimento facial para não ter que lidar com as questões burocráticas que isso implicaria), e que passará a permitir fazer pesquisas por conjugação de factores, como por exemplo: "fotos da mãe na praia", que combinará fotos de determinada pessoa com determinados locais, ou datas, etc.

... Só fica mesmo a faltar uma forma fácil de remover/esconder fotos dos álbuns... Pois em cada centena de fotos, haverá certamente mais de metade que acaba por só lá estar a ocupar espaço. :)

2 comentários:

  1. What?? Não vamos ter reconhecimento facial?

    Estão a falar a sério? É que isto era basicamente o melhor da actualização

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é não *vamos*, é já não temos.
      Pode-se activar isso, mas obriga a fazer uns truques para passarmos por "americanos" e isso ficar activo... É bom tema para um post. :)

      Eliminar