2015/09/03

Há smartphones Android que chegam aos compradores já com malware


No actual clima de suspeição em que vivemos, já é complicado saber no que se pode ou não pode confiar; e isso passa a ter ainda mais razão de ser ao se descobrir que há dezenas de modelos que estão a ser vendidos já com malware pré-instalado.

A empresa de segurança G Data diz ter identificado mais de duas dezenas de smartphones Android que vêm com malware pré-instalado, mesmo estando a ser vendidos como sendo aparelhos novos vindos de fábrica. Entre eles encontramos marcas como a Xiaomi, Huawei, Lenovo, Alps, e outras - que no entanto garantem que este malware não está a ser instalado por eles, direccionando a suspeita para algum intermediário ou revendedor não autorizado e sem escrúpulos; e alertando os potenciais clientes de que se limitem a comprar produtos em lojas oficiais e autorizadas, e a verificar se o smartphone lhes chega selado e com os selos anti-violação intactos.

É mais um aspecto a ter em conta e que irá contribuir para o clima de suspeição e paranóia (justificada) com que muitos se preocupam, e que na verdade acaba por ser um poço sem fundo de onde dificilmente se poderá sair. Se não podemos ter a certeza de que produto de uma qualquer marca em que confiemos possa chegar até nós sem se arriscar a ser infectado no trajecto; o que nos resta fazer? Reinstalar o firmware assim que o recebermos? E quem nos garante que o firmware que estamos a instalar e pensamos ser original não estará igualmente infectado?

Enfim... preocupações que são válidas, mas para as quais nunca haverá verdadeiramente respostas ou garantias que nos possam sossegar a 100%. Mesmo no caso de quem for apologista do software open-source... poderá mesmo garantir, acima de qualquer suspeita de que todo o código fonte que está a utilizar estará limpo de coisas indesejadas? E que dizer do compilador que utiliza... será que não poderá estar a infectar os programas que compila? O melhor mesmo é assumirmos que nunca teremos o controlo de tudo a 100%... restando-nos apenas depositar a confiança nos produtos que acharmos que a merecem, e estar atento a todas as situações suspeitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)