2015/09/25

Pasta das apps no Android perde as páginas e ganha pesquisa



O Android 6.0 Marshmallow tem chegada prevista para os próximos dias, mas o Google já vai fazendo algumas alterações nos Android já no mercado, com o seu Google Now Launcher a abandonar o sistema de páginas para encontrar as apps, e a ganhar a função de pesquisa.

Encontrar uma app no meio de centenas de apps instaladas num Android nem sempre é fácil. É certo que se pode usar a função de pesquisa do sistema, mas o procedimento normal para quem procura uma app era dirigir-se à app drawer, onde estão todas as apps, e de seguida ir percorrendo página após página em busca da app desejada. Mas finalmente o Google resolveu o assunto.

O Google Now Launcher substitui o sistema de páginas por uma secção com scroll vertical de uso mais imediato e, mais importante, com função de pesquisa sempre acessível no topo. Para além disso, no topo encontramos as apps que usamos mais frequentemente, facilitando ainda mais o processop de encontrar a app que se deseja. Basicamente, passamos a ter a app logo ali à mão, ou no caso de não estar, bastará começar a escrever o seu nome e encontrá-la. (Embora, para isso, com um pouco de hábito, também se passe a utilizar o search no homescreen, que também nos dá acesso às apps instaladas.)

Confesso que ainda fico com alguma inveja do sistema usado no iOS, com a pesquisa no spotlight a estar sempre acessível no homescreen com um simples gesto de puxar para baixo; mas de qualquer forma, esta reorganização da app drawer do Android era algo que há muito era necessária e é um passo no bom sentido.

7 comentários:

  1. Arrastar o scroller permite ainda uma navegação mais fácil por ordem alfabética.

    Ainda me complica com o sistema, cada vez que abro a app drawer dou comigo a tentar fazer swipe para passar os cards.

    ResponderEliminar
  2. No 5.1 no ecrã inicial já é possivel procurar diretamente.
    Basta passar o dedo para baixo...

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto do novo sistema :(

    ResponderEliminar
  4. Carlos, isso que falas no último parágrafo não é o equivalente a chamar o Google Now fazendo slide-up na tecla de home em qualquer ecrã e depois escrevendo as primeiras letras do nome da app?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É "quase" isso, mas aí tens que à tecla home, e a vantagem no iOS é poderes fazer o gesto em qualquer ponto do ecrã, e começares logo a escrever.

      Eliminar
  5. Eu uso o Nova Launcher há anos, e umas das minhas funcionalidades preferidas é a possibilidade de definir gestos para executar ações. Como por exemplo abrir uma caixa de pesquisa ao deslizar o dedo para baixo no ecrã principal. Exatamente igual ao spotlight do iOS :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é a grande vantagem do Android... quase sempre há forma de resolver o problema e se ter tudo o que se quer. (Mas neste caso, era algo que penso que dava jeito no launcher oficial. :)

      Eliminar