2015/09/25

Notícias do Dia

iPhone 6S Plus já não dobra (com facilidade); quadcopters baratos deixam o céu a poucos euros de distância; o Android vai-se preparando para a chegada do Marshmallow, mudando o aspecto da app drawer do Lollipop; o Netflix sabe quando os espectadores ficam "viciados" numa série; e como foi apanhada a VW na mentira das emissões.

Continua a decorrer o nosso passatempo desta semana para um receptor áudio bluetooth, e não se esqueçam que estão convocados para o nosso habitual meeting mensal já neste sábado. E agora, as notícias do dia:

Samsung lança novos Gear VR a $99


A era da realidade virtual está a chegar, e nenhum fabricante quer ficar de fora deste novo mundo. A Samsung já tinha revelado a sua intenção de estar na linha da frente com os Gear VR, mas agora rectifica aquele que era o seu principal problema: o preço.

Os novos Samsung Gear VR vêem o seu preço reduzido de $199 para $99, sendo compatíveis com todos os novos smartphones lançados este ano (Note 5, Galaxy S6, S6 Edge, e S6 Edge+). Tal como os anteriores, estes óculos não têm ecrã, dependendo de lá se colocar um smartphone (e daí o preço anterior de $199 ser completamente exagerado). São também mais leves, e passam a ter um controlador direccional táctil para mais fácil interacção.


App Slicing do iOS9 desactivado devido a bug



Uma das novidades do iOS9 seria permitir o "app slicing". Uma funcionalidade que permitiria que cada modelo de iPhone descarregasse apenas as partes da app necessárias, em vez de descarregar uma app universal que contém todo o código para funcionar em qualquer modelo. Isto permite reduzir o tamanho de uma app consideravelmente (um iPhone 4 não precisa descarregar elementos de alta-resolução concebidos para um iPhone 6; e vice-versa) mas infelizmente é algo que a Apple desactivou por agora devido a um bug.

É que no caso de quem troca de iPhone para um novo modelo e de seguida faz um restauro do backup feito, ficava com versões das apps desajustadas para o seu novo iPhone. Esperemos que a Apple resolve rapidamente o problema... pois os iPhones de 16GB bem apreciarão todas as poupanças de espaço.


iPhone 6S recebe nível 7/10 para reparações no iFixit


O iFixit não deixa de abrir todos os novos gadgets que vão chegando ao mercado, e o iPhone 6S não é excepção, tendo revelado todos os seus segredos (incluindo o pormenor de até os parafusos exteriores virem com a cor a combinar com o modelo). O 6S recebe um factor de "reparabilidade" de 7/10, não sendo complicado mudar o ecrã ou a bateria - um resultado já esperado, considerando as suas semelhanças com o iPhone 6S.

(Mas confirma-se que a bateria mais pequena se deve ao novo taptic engine, e que o aumento de peso se deve ao ecrã com Touch3D.)


Adobe Picture e Premiere Elements 14 ganham funcionalidades


A Adobe já é bem conhecida pelas suas ferramentas de edição de imagem e vídeo, e os seus novos Picture Elements 14 e Premiere Elements 14 vêm trazer ainda mais funcionalidades "profissionais" a estes programas vocacionados para os utilizadores comuns. Suporte para vídeo 4K, ferramentas para eliminação de imagens tremidas, remoção de "neblina", e efeitos que passam a ter em conta o tipo de imagem a que são aplicados, são algumas das novidades.







Oculus mostra-nos os jogos que nos vão encher os olhos em 2016


Em 2016 preparem-se para ver a realidade virtual tirar o lugar ao "3D" que tanto nos tentaram impingir nos televisores - e, esperemos nós, que desta vez o desfecho seja diferente. A Oculus continua a apostar em força nos seus Rift, e vai-nos mostrando o tipo de jogos em que poderemos entrar em 2016.

... Enquanto isso, os fabricantes também já vão preparando máquinas que compram com os requisitos mínimos exigidos para uma experiência VR decente (Intel i5, 8GB RAM, NVIDIA GTX 970 / AMD 290) e que deverão obrigar a um investimento de cerca de 1000 euros, para quem não tiver já um computador "em condições"...




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)