2015/09/21

Pico Cassettes quer fazer renascer a nostalgia dos jogos em cassetes


Ainda recentemente relembramos as cassetes áudio, e eis que no Japão há um projecto que quer fazer renascer a nostalgia de ter algo físico associado ao software: as Pico Cassetes que se ligam ao jack dos headphones e microfone.

Antes que comecem a imaginar coisas em demasia, importa desde já frisar que os jogos disponibilizados não estão literalmente guardados nestes pequenos cartuchos de ligar ao jack. Não; os jogos continuam a estar dependentes de uma app e do smartphone, com estas Pico Cassetes a servirem apenas como elemento de autenticação (usando tons áudio) para dar acesso aos diversos jogos.


Há alguns aspectos curiosos, como o facto da identificação dada por cada pico cassete fazer com que seja fácil manterem o vosso nível num jogo ao mudarem entre dispositivos (bastando colocar a pico cassete noutro smartphone) - mas mesmo isso é algo que já muitos jogos fazem de forma automática usando as suas próprias clouds e/ou as funcionalidades da plataforma em que funcionam. Por isso, o interesse destas Pico Cassetes acabam por se assumir mais como uma curiosidade neste mundo digital que se tem distanciado cada vez mais dos suportes físicos.

Claro que, por muita nostalgia que haja, o regresso ao "físico" depressa nos confronta com as coisas menos positivas que isso também acarreta. Como a necessidade de carregarmos tralhas extras connosco; se perdermos uma destas Pico Cassetes perdermos o acesso a algo que sabemos que está "ali" mas inacessível; etc. etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)